SENAI RO lança rede de serviços que atenderá demandas ligadas ao meio ambiente
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia e o SENAI/RO realizam no próximo dia 11 de maio, o primeiro workshop da Rede SENAI de Meio Ambiente, com objetivo sensibilizar o empresariado local sobre a importância de criar ações de preservação ambiental em cumprimento à legislação e iniciativas que podem auxiliar na rentabilidade de seus negócios.
O evento vai contar com a participação do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, do diretor regional do SENAI/RO, Vivaldo Matos Filho, de representantes de órgãos ambientais regionais, que poderiam entrar como parceiros e ou clientes, como a SEDAM e SEMA. A interlocutora da Rede em Salvador, Arlinda Coelho e o coordenador da Rede, Marco Borba também participarão.
O workshop é a primeira de várias ações que serão realizadas ao longo do ano pelo Núcleo de Meio Ambiente do SENAI/RO, que vai oferecer orientações e serviços ao empresário rondoniense. As ações incluem assessoria de Processos de Licenciamento Ambiental, Implantação de Norma ISO 14000 e Gestão de Resíduos Sólidos, programa de educação ambiental, programa de recuperação de áreas degradadas, monitoramento, serviços que também serão apresentados durante o workshop.
Lissandra Souza, interlocutora da Rede SENAI de Meio Ambiente em Rondônia ressalta “Rondônia é o terceiro estado da região Norte a aderir à Rede. O primeiro foi o Pará, seguido pelo Amazonas. No total são 23 Departamentos Regionais participantes da Rede de Meio Ambiente do SENAI.
Ela explica que durante as visitas de prospecção às empresas, a equipe do SENAI vai abordar assuntos que vão auxiliar no planejamento estratégico, no que tange ao desenvolvimento sustentável. “A partir da visita é feito um diagnóstico, em seguida são levantadas às necessidades da empresa e por último é elaborada uma proposta comercial”, disse.
A Rede SENAI Meio Ambiente é uma iniciativa do Departamento Nacional do SENAI, mas está presente em todo o Brasil, e é coordenada pelo SENAI da Bahia. Por meio da Rede, o SENAI oferece consultoria elaborando diagnósticos com base em modernas metodologias, identificando ameaças e oportunidades e ajudando a implantar projetos e processos mais eficientes nas empresas.
Baú ressalta ainda que a prestação de serviços técnicos e tecnológicos tem como foco, também, adequar as empresas aos requisitos mercadológicos e legais associados a processos de licenciamento e gestão ambiental, como a ISO 14001.
Ainda segundo o diretor, com a criação da rede, o SENAI pretende contribuir com as empresas por meio do aumento do desempenho ambiental “a partir da adoção de práticas de prevenção da poluição, produção mais limpa, garantia de processos e produtos mais ecoeficientes, produzindo mais com menos recursos e menos impacto ambiental”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!