CAPITAL - Prefeitura segue com campanha de vacinação até o dia 13

Prefeitura segue com campanha de vacinação até o dia 13

CAPITAL - Prefeitura segue com campanha de vacinação até o dia 13

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza em Porto Velho iniciada no sábado, dia 30, já atingiu 30% da meta planejada, que é de 37 mil pessoas, entre idosos, crianças de seis a dois anos de idade, gestantes, idosos com mais de 60 anos e profissionais de saúde. Segundo a coordenadora da Divisão de Imunização da Semusa, enfermeira Luzanira da Costa, a participação no primeiro dia da campanha que encerra no próximo dia 13, superou a expectativa. “Como a campanha tem mais doze dias para acontecer, muita gente acaba deixando para o último dia. Mas a quantidade de pessoas que procuram as unidades só no sábado, nos surpreendeu”, comentou Luzanira.
No primeiro dia, foram montados 67 pontos diferentes dentre escolas, igrejas, supermercados e associações, em toda a cidade, além das 27 unidades de saúde do município. “Só que a partir desta segunda feira apenas as unidades de saúde vão disponibilizar a vacina. Por isso a gente recomenda para que as pessoas procurem-nas o quanto antes para não causarem tumulto no último dia”, ressaltou.
Durante toda a semana o setor de imunização das unidades de saúde estarão funcionando de 8h as 17h30min. “Quem não quiser enfrentar fila e espera, procure logo as unidades, pois no último dia de campanha elas sempre lotam”, finalizou.
Segundo o secretário de Saúde do município, Williames Pimentel, a vacina contra a gripe se tornou um importante instrumento de prevenção. “Desde que esta vacinação contra a gripe no Brasil, iniciou houve uma redução de 60% nas internações por pneumonias decorrentes de gripe, daí a importância de comparecer às unidades e tomar a dose”, relata.
Meta nacional
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população alvo, o que representa 23,8 milhões de pessoas. A vacina protege contra os três principais vírus que circularam no Hemisfério Sul em 2010 como o influenza (H1N1). Os grupos que serão imunizados são os que mais sofrem com as complicações da influenza, como pneumonias bacterianas e agravamento de doenças crônicas. A vacina contra o vírus da gripe reduz em até 45% o número de internações por pneumonias entre quem tem mais de 60 anos.
Recomendações
Nos casos de doenças agudas, moderadas ou graves, a recomendação é adiar a vacina até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações. E para quem vai doar sangue é recomendado um intervalo de 48h após a administração da vacina. A Semusa lembra ainda que é de suma importância levar a Caderneta de Vacinação para realizar o registro da vacina.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS