Prefeito inaugura torre e garante acesso grátis à internet para 80 mil pessoas

Prefeito inaugura torre e garante acesso grátis à internet para 80 mil pessoas

Prefeito inaugura torre e garante acesso
grátis à internet para 80 mil pessoas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cerca de 80 mil moradores de Porto Velho que residem nas imediações da Maternidade Municipal Mãe Esperança, a partir desta sexta feira, 29, até o final de outubro, terão acesso a internet de graça em suas residências. A disponibilização do sinal gratuito durante seis meses foi confirmada pelo prefeito Roberto Sobrinho, na solenidade de inauguração da primeira torre do programa “Porto Velho On line”, instalada no pátio do Samu. “Tomamos essa iniciativa para que a população possa experimentar a internet que a prefeitura está disponibilizando de graça.
 
Agora, a partir de novembro, o contribuinte terá que se cadastrar no site da prefeitura e se ele não tiver débito com o IPTU nem com a Taxa do Lixo, ele continuará com o sinal, caso contrário, ele terá que pagar a dívida para ter o acesso. Essa é a única contrapartida que pedimos da população”, explicou o prefeito.
 
Para se cadastrar, basta o contribuinte acessar o site www.portovelho.ro.gov;br e clicar no link que será disponibilizado para o registro. O cadastramento será feito pelo número do carnê do IPTU. Após esse procedimento o contribuinte receberá uma senha com a qual poderá acessar a rede mundial de computadores.
Os primeiros a terem acesso ao serviço por meio do sinal gerado pela prefeitura, foram dois moradores do bairro Embratel, ambos residentes na rua Nicarágua. Os testes nas residências foram acompanhados pelo prefeito. Fabiano Borro, testemunhou que não tinha internet em sua casa e parabenizou Roberto Sobrinho pela implantação do programa. “Muito boa essa idéia. Tenho computador em casa, mas não tinha internet. Agora vou aproveitar que por enquanto é de graça, para navegar. Mas com certeza, a partir de agora vou manter o pagamento do meu IPTU dentro do prazo para não perder esse benefício”, frisou.
 
Anderson Prestes, que estava em casa acompanhado de sua mãe, Luíza Martins, também aprovou a idéia. “É um projeto muito bom, principalmente para quem não tem condições de pagar internet, é realmente uma ação voltada para aquelas pessoas que não tem condições, por isso estou parabenizando o prefeito que tem trabalhado muito pelos mais necessitados”, disse. 
 
O programa
 
Na avaliação do prefeito Roberto Sobrinho, o “Porto Velho On Line” representa uma nova era na comunicação de dados na administração municipal, por disponibilizar acesso gratuito a rede mundial de computadores, por meio de redes sem fio (wireless) e também por permitir a interligação de dados e informações que contribui para a economia e eficiência no planejamento das ações, além da integração a outros sistemas de interesse público. Ele está dividido em três subprojetos. O primeiro contempla um anel ótico, que interliga todos os prédios da administração municipal em rede lógica de fibra ótica com capacidade de suportar a demanda nos próximos 20 anos. O segundo, uma rede de comunicação com tecnologia wireless, facilitando a comunicação entre os municipais e terceiro, a criação de um sistema de telefonia Voip, que proporcionará uma redução substancial no custeio dos gastos públicos.
 
Como acessar
 
A partir da instalação de uma rede de fibra ótica de 33 quilômetros, a prefeitura criou as condições para oferecer à população um sinal de internet banda larga sem fio. Mas para ter acesso ao sinal gerado pela prefeitura, o contribuinte que estiver com o IPTU em dia, terá ainda que adquirir um kit.
 
A torre que gerará o sinal, instalada no pátio do Samu, abrange as residências localizadas dentro de um quadrilátero imaginário composto ao norte, pela rua Padre Agostinho; a leste, rua Silas Shockness, ao sul, rua Alexandre Guimarães e a oeste, rua Salgado Filho. Nesse quadrilátero, existem 21 mil imóveis. “Com a torre em funcionamento, os computadores que tem conexão wi-fi (sem fio) e estiverem próximos ao ponto de acesso, até 100 metros, dependendo do equipamento, podem conectar-se diretamente. Os que estiverem afastados desse ponto necessitarão de uma antena e um aparelho wi-fi (accses point) para ampliar o sinal da torre”, explicou o secretário Joelcimar Sampaio, da Secretaria Municipal de Administração (Semad).
 
Após a instalação e a configuração dos equipamentos necessários, que deverá ser feito pelo interessado, o usuário deverá conectar-se à rede sem fio identificada como Porto Velho On Line e abrir o navegador de internet (Internet Explorer, Mozila FireFox, Google Chrome, Safari, Ópera, etc.). Selecionada a rede, quando aparecer a janela com o pedido da senha é só digitar o número do carnê do IPTU.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS