PAINEL POLÍTICO – CONFÚCIO DEIXA TUDO COMO ESTÁ NA SESAU E NA SEDUC; OAB ENTRA NO CASO “RAFINHA” – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – CONFÚCIO DEIXA TUDO COM ESTÁ NA SESAU E NA SEDUC; OAB ENTRA NO CASO “RAFINHA” – Por Alan Alex

PAINEL POLÍTICO – CONFÚCIO DEIXA TUDO COMO ESTÁ NA SESAU E NA SEDUC; OAB ENTRA NO CASO “RAFINHA” – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nem um
Pimentel está definitivamente fora da secretaria de Saúde do Estado. O anúncio foi feito na noite da última quarta-feira pelo governador Confúcio Moura aos deputados estaduais em audiência marcada às pressas. O governador ficou irritado com a grande quantidade de críticas sofridas por Pimentel, além das exigências que ele fez para integrar o quadro de assessores do governo. Mas Confúcio precisava de apoio e fez um acerto com os deputados.
Nem outro
Os parlamentares queriam que José Batista fosse nomeado como titular, mas a princípio o governador preferiu deixar tudo como está. Fica Alexandre Muller como titular e Batista como adjunto. Confúcio também já descartou Sueli Aragão da secretaria de Educação. O único ponto sensível, que o governador terá que resolver é a secretaria de Agricultura, que atualmente está sob o comando do PT.
Rebelião
O dirigente petista Edson Silveira confidenciou à coluna na noite de quarta-feira que caso Confúcio resolva tirar Anselmo de Jesus da secretaria de Agricultura, o PT vai entregar todos os cargos que mantém no governo e ainda vai fazer oposição na Assembleia, com sua bancada de três deputados. A informação foi confirmada pela deputada Epifânia Barbosa, que participava da conversa. Epifânia disse que chegou a questionar Edson Martins, indicado para substituir Anselmo, mas ele teria negado, afirmando que “tudo não passa de invenção da imprensa”.
Escaldada
Epifânia, que nunca foi boba, preferiu acreditar na imprensa. Ela disse que “onde tem fumaça, tem fogo” e essa conversa não teria partido “do nada”. Na verdade o governo precisa abrir uma vaga na Assembleia, porque a relação com os deputados não está assim tão pacífica. Confúcio vem se sentindo pressionado e desde que assumiu o governo não tem feito outra coisa, a não ser atender pedidos de deputados e apagar incêndios entre seus assessores.
Enquanto isso
Anselmo de Jesus observa de longe essa confusão. Para os petistas, a única troca que eles aceitariam seria a indicação de Epifânia, por exemplo, para a secretaria de Educação do Estado. O PT vem buscando se consolidar internamente, mas está de olho também nas movimentações externas. Os vermelhinhos não acreditam na possibilidade de perderem os cargos, principalmente Idaron e Seagri.
Rasteira
Moreira Mendes já estava certo que seria o presidente do PSD, legenda criada pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Mas ele deu uma bobeira. No momento em que estavam fundando o novo partido, Moreira Mendes estava relatando uma matéria em uma das comissões do Congresso. Aproveitando essa ausência, Ivo Cassol empurrou Carlos Magno para a senadora Kátia Abreu, afirmando que junto com Magno, viriam pelo menos 10 prefeitos e dezenas de vereadores.
Porém
Moreira Mendes conseguiu, na manhã desta quinta-feira, reverter a situação de retomou o controle do partido. Carlos Magno, que assinou a ficha de fundação do PSD disse que só vai pedir desfiliação do DEM se o PSD der garantias que estará pronto para as eleições do ano que vem. Ele andou consultando alguns advogados e recebeu a informação que existe a possibilidade do partido ficar fora das eleições de 2012 e se for assim, para ele não interessa.
Possibilidades
O processo para conclusão da criação de uma nova legenda pode levar de 1 ano e meio a 2 anos e isso impossibilita, em tese, o PSD de participar das eleições de 2012. Para Moreira Mendes, isso não seria um problema, já que o PPS por aqui não é lá tão expressivo. Mas no caso de Carlos Magno, que é um municipalista e carrega consigo uma legião de prefeitos e vereadores, se torna complicado ir para uma legenda que vai estar fora do processo em 2012. Após fazer essa avaliação mais friamente, Magno decidiu repensar.
Indo junto
Moreira Mendes conversou com a deputada Glaucione e existe a possibilidade dela migrar para a nova legenda; Adelino Follador está quase lá, faltando apenas alguns “ajustes”; Jaques Testoni e Lourival Amorim já disseram “sim”.
Internacional
Em curso uma investigação que acompanha uma fortuna em dinheiro desviado de Rondônia para contas particulares na Suiça, deve revelar um esquema milionário envolvendo um importante político local e ex-assessores. Em São Paulo um escritório mantido pelo ex-presidente de uma estatal rondoniense é quem gerencia essas contas. Detalhes do caso podem vir à tona brevemente.
Polêmica
Um trecho do show do apresentador Rafinha Bastos exibido pelo jornal eletrônico Rondoniaovivo deu o que falar nos últimos dias. Na apresentação Rafinha diz, entre outras, que “caso você tenha problemas de auto-estima, deve vir para Rondônia, onde só tem gente feia”. Claro que o vídeo virou assunto em todos os locais e choveram comentários de desagravo contra o apresentador do programa CQC da Rede Bandeirantes.
Repercussão
O caso terminou com o cancelamento de uma apresentação que Rafinha faria por aqui, programada para junho ou julho deste ano. O produtor responsável pela vinda do apresentador, Fred Perillo, anunciou que o show acontecerá no Acre e Amazonas, mas por aqui não mais.
Assuntando
Para fechar com “chave de ouro” essa história, o presidente da OAB de Rondônia, advogado Hélio Vieira, em entrevista ao programa do deputado estadual Euclides Maciel na Rede TV! nesta quinta-feira, resolveu dar mais corda, explicando como a população deve agir em casos como esse, inclusive orientou a impetração de mandados de segurança ou ações por danos morais. Achei sinceramente que a OAB tivesse coisas mais importantes para se preocupar, como por exemplo, as obras paradas dos viadutos ou a alagação que toma conta das ruas da cidade todas as vezes que chove.
Ficha suja
Marcos Donadon, que tem um extenso histórico de problemas com o Poder Judiciário, assumiu nesta quinta-feira o mandato de deputado estadual no lugar de Davi Chiquilito. O Tribunal Regional Eleitoral enviou nota justificando que a presidente do TRE Desembargadora Zelite Carneiro, acatando uma decisão do TSE, determinou a imediata retotalização dos votos, incluindo-se no cômputo aqueles recebidos por Donadon.
Posse
Tão logo recebeu o diploma, Marcos Donadon seguiu para a Assembleia Legislativa, onde foi empossado.
Ouro Preto
Tem gente reclamando do fato de três engenheiros lotados na residência do DER estão usando veículos oficiais com motoristas para fins particulares, inclusive nos fins de semana. Os carros estariam sendo usados inclusive para buscar e deixar filhos em escolas e esposas no trabalho.
Pimenteiras
O ex-prefeito José Horn, afastado do cargo recentemente por ter bebido na companhia de menores com um carro da prefeitura, sumiu da cidade, levando consigo o notebook e o telefone celular do gabinete. O atual prefeito, Olvino Dondé, informou que vai registrar ocorrência policial por apropriação indevida contra Horn.
Pesquisa
Células sadias da mama produzem uma proteína - a interleucina 25 (IL-25) - que envenena células cancerosas na vizinhança. Pesquisadores já sintetizam a substância em laboratório e apostam na sua viabilidade como uma futura terapia contra cerca de 20% dos tumores de mama. Baixa toxicidade e alta eficácia constituem as principais vantagens da IL-25 sobre a maioria dos tratamentos disponíveis. Como a substância faz parte do arsenal inato do organismo para detectar e destruir células defeituosas, sua ação é muito seletiva: não causa danos às células sadias e devasta o tumor. Todos os dias, o corpo humano gera cerca de mil células anormais que podem se transformar em câncer. Graças ao sistema imunológico inato, a imensa maioria é erradicada antes de causar qualquer problema. A IL-25 pertence a esse sistema. Em 20% dos tumores de mama, as células cancerosas absorvem grande quantidade de IL-25 produzido por células sadias. A proteína intoxica o tumor. "Já transferimos a tecnologia para uma empresa que realizará o desenvolvimento do produto. Os testes em humanos devem levar, no mínimo, dois anos para começar", afirma Irene Kuhn, do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos. Irene participou do estudo, divulgado na última edição da revista Science Translational Medicine. A canadense Lotus Therapeutics está testando uma droga chamada virulizin contra câncer de pâncreas. O medicamento estimula a ação do sistema imunológico. Entre outras coisas, por meio do aumento da produção de IL-25. Os testes clínicos estão em fase dois. A mesma empresa também pesquisa o uso do IL-25 contra melanomas, mas os testes clínicos não começaram ainda. De qualquer forma, Irene sugere que, se a droga for aprovada para uso contra melanomas, será muito mais fácil obter autorização para utilizá-la depois contra cânceres de mama.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS