Receita alerta que o prazo da entrega da GFIP termina amanhã

Receita alerta que o prazo da entrega da GFIP termina amanhã

Receita alerta que o prazo da entrega da GFIP termina amanhã

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O prazo de entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (GFIP), apuração de 1 a 31 de março, termina quinta-feira (7). A multa mínima pela não entrega do documento é de R$ 200,00 e máxima de R$ 500,00. Segundo a chefe da Divisão de Arrecadação e Cobrança, Maria Helena Coutinho Ponte, existem outras conseqüências além da multa.

"Deixar de entregar a GFIP ou prestar informações falsas nessa declaração constitui-se infração com grave prejuízo para o trabalhador, que deixa de ter seus direitos regularmente assegurados, dificultando a percepção dos benefícios da previdência social. As repercussões para as empresas que deixam de entregar as GFIP também podem alcançar a esfera penal" - alerta a Delegada-Adjunta da Delegacia da Receita Federal em Porto Velho, Raquel Patrício da Silva.

A Receita esclarece que a GFIP é uma obrigação acessória mensal que deve ser entregue até o dia 7 (sete) do mês seguinte àquele em que a remuneração foi paga, creditada ou se tornou devida ao trabalhador ou tenha ocorrido outro fato gerador de contribuição à Previdência Social. Caso não haja expediente bancário no dia 7 (sete), a entrega deverá ser antecipada para o dia de expediente bancário imediatamente anterior.

Estão obrigadas a entregar a GFIP todas as pessoas físicas ou jurídicas sujeitas ao recolhimento do FGTS, bem como às contribuições e/ou informações à Previdência Social, conforme estabelece a legislação vigente.

Ainda que não haja recolhimento para o FGTS, a empresa está obrigada à entrega da GFIP. Neste caso, a GFIP será declaratória e deve conter todas as informações cadastrais e financeiras de interesse da Previdência Social.

Devem ser informados na GFIP os dados da empresa e dos trabalhadores, os fatos geradores de contribuições previdenciárias e valores devidos ao INSS e, ainda, as remunerações dos trabalhadores e valor a ser recolhido ao FGTS.

Todas as informações, de forma detalhada, sobre o preenchimento do documento, encontram-se no Manual da GFIP, na páginawww.receita.fazenda.gov.br, na internet.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS