PAINEL POLÍTICO – Davi Erse deve assumir secretaria para compensar perda de mandato parlamentar – Por Alan Alex

Como deverá deixar a Assembleia nos próximos dias para que Marcos Donadon assuma a vaga, Davi Erse deverá assumir uma secretaria no governo. Ainda não se sabe onde, mas a idéia é não deixar o moço cair no ostracismo já que ele pode vir a ser o candidato a

PAINEL POLÍTICO – Davi Erse deve assumir secretaria para compensar perda de mandato parlamentar – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

EPIFÂNIA BARBOSA SERÁ A NOVA PRESIDENTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM RONDÔNIA

Consolo

Como deverá deixar a Assembleia nos próximos dias para que Marcos Donadon assuma a vaga, Davi Erse deverá assumir uma secretaria no governo. Ainda não se sabe onde, mas a idéia é não deixar o moço cair no ostracismo já que ele pode vir a ser o candidato a prefeito pelo PC do B. Difícil vai ser achar uma secretaria que dê popularidade para Davi.

Apoio

O secretário-adjunto de saúde, José Batista anda conversando com parlamentares estaduais e federais, além de empresários tentando garantir apoio para sua permanência no cargo. O Ministério Público já está se mexendo em relação as denúncias contra a empresa MultiMargem, que ao menos no papel não pertencem a mulher de Batista. Mas sabe-se que quem manda por lá é ela.

Presidenta

Epifânia Babosa é a nova presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. Pelo menos no acordo fechado no último fim de semana durante a reunião da legenda. Em agosto deve acontecer o Processo de Eleição Direta (PED) e o nome dela será confirmado. Para ser presidenta do PT, Epifânia vai abrir mão da candidatura a prefeita, em 2012.

Unidade

O PT tenta buscar unidade para se fortalecer. O nome de consenso entre a companheirada é o de Epifânia. Qualquer outro abriria espaço para um disputa que poderia descambar para discussões mais acirradas. Com a definição do novo presidente da legenda, o partido pode começar a trabalhar um nome para disputar as eleições municipais.

Possibilidades

Com a desistência de Epifânia, sobram Hermínio Coelho, Cláudio Carvalho e Fátima Cleide. A ex-senadora passa a integrar a executiva nacional do PT a partir desse mês, onde deve fazer parte de uma equipe que estará coordenando campanhas em diversos municípios, mas isso não será empecilho, caso decida disputar a prefeitura de Porto Velho. De longe o nome de Fátima é o que mais se aproxima do que o PT quer. A companheirada não confia suficientemente em Hermínio devido às críticas que ele tece contra a atual administração municipal, e mesmo enfraquecido dentro do partido, Roberto Sobrinho, atual prefeito de Porto Velho ainda deve conseguir atrapalhar a vida de Hermínio.

Candidatos

O PT também pensa em Israel Xavier, responsável pelas obras do PAC em Porto Velho que estão, desculpem o trocadilho, emPACadas e dificilmente será um nome de consenso. Cláudio Carvalho tem uma ligação muito forte com as empresas de ônibus, o que não é nada bom para quem pretende disputar a prefeitura atualmente. Um nome novo que pode surgir no cenário é o do empresário Robson, sócio da Dydyo, filiado ao PMDB (leia-se Orestes Muniz, sócio da empresa e decano do PMDB em Rondônia). Outro nome que vem sendo cogitado é o do presidente da Assembleia, Valter Araújo, que nem confirma nem nega a possibilidade.

Mais

Mauro Nazif e Lindomar Garçom também estão de olho na disputa e já se movimentam. O que importa mesmo é que todos estão de olho no gordo orçamento da prefeitura, que vem aumentando a arrecadação. Mas os problemas da Capital tendem a se agravar nos próximos anos e se Porto Velho não eleger um prefeito de pulso e principalmente, alguém que tenha compromisso com a população, a coisa deve ficar esquisita por aqui.

Pergunta

Quais os motivos que levaram a corregedoria de Polícia Civil a reabrir uma série de processos administrativos, sendo que alguns já haviam sido arquivados?

Ficha limpa

Aos que acreditavam que a lei do ficha limpa seria a salvação para tirar da vida pública aquelas velhas raposas da política, é bom começar a reverem seus conceitos. O Supremo deverá levar um bom tempo para julgar todas as alíneas da lei e vem dando indicativos que vai alterar o principal dispositivo, que é a inelegibilidade após sentença colegiada. O entendimento que vem sendo mantido é o do ministro Marco Aurélio, que associa a inelegibilidade à “pena”. O STF deve derrubar esse ponto defendendo a tese que só é inelegível o cidadão que tiver sentença transitado em julgado, ou seja, quando não cabem mais recursos.

O problema

Disso é que a lei do ficha limpa perde a razão de ser. A condenação por colegiado (segunda instância) é o que mais derruba políticos corruptos. Não faltam exemplos de ações que tramitam décadas no judiciário sem que aja uma sentença definitiva. Realmente, conseguiram bagunçar as eleições no País. E se até 2012 o STF não tiver resolvido essas pendências, ainda teremos muita confusão.

Multimídia

Sandra Santos estréia na próxima segunda-feira, das 8 às 10, na radio Parecis FM no programa “Bom Dia 98” de variedades e música. Para quem não sabe ou não lembra, Sandra começou na Clube Cidade FM na década de 90, migrou para a televisão nos anos 2000 e ainda mantém um programa na Record News, aos sábados a partir das 11h40min.

Álcool e a genética

Cientistas identificaram um gene que aparentemente influencia no quanto alguém consome de álcool, aponta estudo com mais de 47 mil pessoas publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). O achado poderá ajudar no entendimento do comportamento das pessoas que bebem e têm dificuldade em deixar o álcool. O gene, chamado "candidato 2 de suscetibilidade autista" (AUTS2), foi anteriormente, como o nome sugere, ligado ao autismo e ao distúrbio de déficit de atenção e hiperatividade, mas não se sabe ao certo qual é a sua função. Este estudo, conduzido por cientistas do Imperial College London e da King's College London, revelou que há duas versões do gene AUTS2, um deles é três vezes mais comum que o outro. Pessoas com a versão menos comum bebe cerca de 5% menos bebida alcoólica do que as demais. O gene é mais ativo em partes do cérebro associados com o mecanismo neuropsicológico de recompensa.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS