USINAS - Muitos operários passam fome e estão em situação precária caminhando em direção a capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Um grupo de cerca de 3.000 operários já estão chegando no Distrito de Jacy-Paraná. No local não existe sinais de conflitos. Porém muitos operários reclamam que estão com fome e que estão se deslocando ao longo da BR 364 em condições mínimas e com precariedade. No início da manhã dessa quinta-feira (17) novos atos de vandalismos foram registrados no canteiro de obras da usina de Jirau. Todos os alojamentos o que inclui até os refeitórios foram queimados.
Um grupo grande operários estavam se dirigindo a Nova Mutum e Jacy-Paraná. Moradores das duas localidades em contato com a redação confirmaram que uma parte evacuou as áreas com medo. Um estado de sítio foi determinado na área de Jacy, ou seja, para que os moradores não deixem suas casas. Comércios foram fechados, mas o clima por enquanto é tensão.
Um contigente de policiais rodoviários federais e da PF saíram de Porto Velho pouco depois de meio-dia em direção ao distrito. Dois pontos da rodovia BR 364, próximo ao canteiro, foram fechados.
Uma reunião de emergência foi realizada na manhã de hoje na SEDESC. O secretário de segurança do Estado,i Marcelo Bessa, confirmou que a situação se agravou nessa manhã no canteiro de obras. Como primeiro plano, segundo ele, a ação de segurança está mobilizada em manter a ordem em Nova Mutum e Jacy-Paraná, em consequência Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!