A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Serviços Básicos (Semusb), está retirando em conjunto com a comunidade, o lixo de vários quintais de residências do bairro Conceição e também limpando o Canal local. Esta parceria entre prefeitura e moradores surgiu para retirar dos quintais e terrenos particulares, todo lixo e entulho que estavam acumulados nas propriedades, atraindo insetos, animais peçonhentos e servindo de criadouro para o mosquito da dengue.
De acordo com Jobertes Bomfim (Bel), diretor de transporte da Semusb, servidores da secretaria passaram avisando nas residências para que retirassem o material e colocassem na frente das residências. De um a dois dias depois, a Semusb fez o carregamento de tudo o que foi descartado. “Tinha colchão, sofá, fogão, móveis, pneus, cama, madeiras, plásticos, garrafas, tudo quebrado e velho, além de terra, vegetação, caixas de cerveja entre outros objetos. Já realizamos dezesseis viagens de doze metros cúbicos cada e acredito que vamos precisar de mais umas seis viagens para limpar tudo nesta região”, destacou.
O mesmo serviço foi realizado no final da semana passada em cinco quadras, próximas das Ruas Jamari e Padre Paolo, no bairro Pedrinhas. Na quinta-feira, 13, a Semusb comunicou aos moradores e na sexta-feira e sábado seguinte, foi retirado todo o lixo. Para carregar o material desprezado pelos moradores daquela região foram necessárias, cerca de 26 caçambas.
Limpeza Canais
Nos dois endereços acima, também foi realizado limpeza e aprofundamento dos canais que cortam àquela região. Dos canais, foram retiradas toneladas de entulhos, inclusive de um grande muro que havia caído devido às fortes chuvas, e estava impedindo o escoamento das águas.
A Semusb está limpando o canal que passa atrás do Shopping Popular, na Avenida Rogério Weber. A limpeza deverá ser concluída nesta quarta-feira e vai ser feita até o bairro Cai N’água. Para a retirada de tanto entulho, estão sendo utilizadas várias caçambas, retroescavadeiras mecânicas e hidráulicas e pá carregadeira. “São ações preventivas devido ao período chuvoso de nossa região”, destacou Jair Ramires, secretário da Semusb