Construção Civil foi recordista entre milhares de buscas por emprego no Sine Municipal em 2010

Aproximadamente 13 mil trabalhadores foram atendidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), da Prefeitura de Porto Velho, em 2010. É o que mostra o Relatório Mensal de Acompanhamento do Departamento de Emprego e Qualificação. O órgão fechou o ano de 201

Construção Civil foi recordista entre milhares de buscas por emprego no Sine Municipal em 2010

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Aproximadamente 13 mil trabalhadores foram atendidos pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), da Prefeitura de Porto Velho, em 2010. É o que mostra o Relatório Mensal de Acompanhamento do Departamento de Emprego e Qualificação. O órgão fechou o ano de 2010 com 12.986 inscritos, o que representa um aumento de 73,6% em relação ao ano anterior. Para o diretor do departamento, João Marcos Mendes, esse número é significativo levando-se em consideração que o Sine Municipal começou a funcionar em abril de 2009. Antes do Sine Municipal entrar em operação o número de inscritos em Porto Velho chegava a pouco mais de dois mil, de acordo com dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Para João Marcos, a implantação do Sine Municipal, trouxe um ganho importante para quem procura emprego na capital de Rondônia. “Essa iniciativa do prefeito Roberto Sobrinho foi importante porque os trabalhadores passaram a ter um órgão específico para a captação de vagas no mercado de trabalho no âmbito do município, o que não havia antes. E os números mostram que o prefeito estava certo quando decidiu se empenhar para que Porto Velho também tivesse o seu Sine”, disse. Ainda em 2010, foram captadas um total de 7.297 vagas, disputadas pelos 9.561 trabalhadores encaminhados. Desse total, 1.881 conseguiram colocação no mercado de trabalho. A diferença entre o número de pessoas encaminhadas e o número de empregados efetivados, foi em decorrência de duas situações, de acordo com as informações do diretor do Departamento de Emprego e Qualificação do Sine Municipal.

“Com as grandes obras em andamento hoje no município, a pressão por emprego passou a ser direcionada para a área da construção civil. Antes, a maior demanda vinha do comércio. Acontece que nem todas as pessoas que procuram emprego estão qualificadas para trabalhar na construção civil. E quem não preenche as exigências das empresas não consegue o emprego. Muitos vão apenas aventurar. E também, detectamos casos em que a pessoa, vem ao Sine, pega o encaminhamento para se apresentar à empresa, mas não comparece à entrevista”, explicou. Para reduzir essa deficiência, a prefeitura através da secretaria municipal de Desenvolvimento Sócioeconômico e Turismo (Semdestur), a qual o Sine está vinculado, passou a ofertar cursos de capacitação aos trabalhadores.

Os cursos também são destinados às outras áreas e não apenas para a construção civil. Em 2010, 453 trabalhadores receberam capacitação por meio das oficinas de qualificação profissional. Com relação ao Seguro Desemprego, 6.010 pessoas foram cadastradas no sistema para receber o benefício e aproximadamente 150 Carteiras de Trabalho foram emitidas no ano passado. O número baixo de emissão da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) foi explicado pelo diretor do Departamento de Emprego e Qualificação do Sine. “No ano passado este serviço prestado à população ficou prejudicado por causa da greve dos funcionários do Ministério do Trabalho, que é o nosso parceiro. Foram oito meses de paralisação, o que comprometeu todo o nosso trabalho. Por isso o número de carteiras emitidas foi mais baixo do que esperávamos”, disse.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS