SENAI e Santo Antonio Energia por meio do Projeto Produção e Beleza certificam primeiras turmas de cinco cursos Formandas das cinco primeiras turmas dos cursos de Bombeiro Hidráulico, Eletricista Predial, Pintor de Obras e Saúde e Segurança no Trabalhado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Formandas das cinco primeiras turmas dos cursos de Bombeiro Hidráulico, Eletricista Predial, Pintor de Obras e Saúde e Segurança no Trabalhado, de Porto Velho, e Eletricista Instalador Predial, do município de Jaci – Paraná, receberam certificados, na tarde desta segunda-feira, 27 de dezembro, durante solenidade realizada no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
Os cursos, que integram o projeto Produção e Beleza “A arte de fazer bem feito”, parceria SENAI e Santo Antonio Energia S/A com o objetivo de desenvolver ações de qualificação profissional para mulheres para atuarem no mercado de trabalho do segmento da Construção Civil. O projeto – que integra o Programa de Ações Inclusivas do SENAI - PSAI – visa suprir uma parte das demandas com ofertas de emprego, com ênfase na estimativa de postos de trabalho diretos e indiretos oferecidos pelas empresas e instituições no setor da construção civil e Segurança no Trabalho. No total foram certificadas 97 novas profissionais, sendo que a meta é capacitar 400 mulheres.
Durante a solenidade, o superintendente Gilberto Baptista, representou o presidente da FIERO, Denis Baú. Gilberto lembrou que o presidente é um entusiasta da iniciativa e ressaltou a importância o pioneirismo da Santo Antonio Energia, que em parceria com o SENAI está empenhado em qualificar mão de obra feminina para atuar na Construção Civil.
A diretora de Operações, Adir Oliveira falou em nome do diretor regional do SENAI, Vivaldo Matos Filho, que o projeto é inovador e vitorioso destinado às mulheres, que a cada dia mostram que sua competência resultando no compromisso de trabalhar ao prol do desenvolvimento do Estado de Rondônia. Adir parabenizou as formandas pelo empenho e dedicação. “A mulher pode e deve brilhar, pois tem capacidade para muito mais. Isto é apenas o começo. Todas vão aprender muito mais no dia a dia. Vocês têm a chance de estudar e de crescer”.
O gerente de Sustentabilidade da Santo Antonio Energia, Ricardo Marcio Martins, falou da satisfação em ver as primeiras turmas recebendo os respectivos certificados. Ele explicou que “o compromisso com o social vem de longe e que parcerias como esta – com o SENAI, não podem ser postas de lado, pois deu certo em todos os sentidos”. Referindo-se as formandas, Ricardo falou que as mulheres ali presentes são movidas a desafios e chegar nesta etapa teria sido apenas mais um entre muitos que viriam.
Presentes ainda a engenheira civil da Santo Antonio Energia, Ana Paula Azzi, a coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Mara Regina Araújo – que falou da importância do SENAI e das mulheres para o crescimento do Estado -, a articuladora do PSAI em Rondônia, Maria Batista, que na ocasião, representou a diretora da Escola SENAI Marechal Rondon, Elsa Ronsoni, assim como colaboradores, técnicos e professores da escola também prestigiaram o evento.
O PSAI é um Programa desenvolvido com sucesso pelo SENAI Nacional e realizado pelas Regionais desde 1999 e estabelece amplo atendimento à educação profissional nas unidades operacionais dos seus 27 Departamentos Regionais. ,Em Rondônia a Interlocução está sobre a responsabilidade da colaboradora Maria Batista.
O PSAI tem como objetivo incluir nos cursos do SENAI, pessoas com deficiência, expandir o atendimento a negros e índios, oportunizar acesso das mulheres aos cursos estigmatizados para homens e vice-versa, bem como, re-qualificar na educação profissional pessoas acima de 45 anos e idosos. O Programa está subdividido em duas vertentes de atendimento: Vertente PcD (Pessoas com Deficiência); e a Vertente REGI – Raça; Etnia; Gênero e Idosos.
UNICOM FIERO
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!