Atlético Sadeck, um time campeão - Por Anísio Gorayeb

Atlético Sadeck, um time campeão

Atlético Sadeck, um time campeão - Por Anísio Gorayeb

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A cidade de Porto Velho tinha apenas duas quadras para a prática de esportes na década de 60, a do Colégio Barão do Solimões e a da 3ª Companhia de Fronteira, hoje 17ª BIS – Brigada de Infantaria de Selva. As duas quadras ficavam bem próximas uma da outra. A do Barão existe até hoje no mesmo local, na Avenida Carlos Gomes esquina com a Rua José Bonifacio.
A quadra da antiga 3ª CIA, não existe mais, seu lugar deu espaço à abertura da Rua Duque de Caxias. Na época, a quadra ficava em frente ao quartel ao lado da Rua José Bonifacio. A Rua Duque de Caxias era interrompida na Rua Jose Bonifacio e continuava na Rua Gonçalves Dias, não passava carro em frente ao quartel.
A quadra do Barão do Solimões tinha a preferência dos atletas amantes do basquete. Os precursores desta modalidade esportiva em Porto Velho foram: Câmara Leme, Sapucaí, Adilson, Roosevelt, Tanaka, Afonso e outros. O melhor nisso tudo, é que tiveram seguidores, que se tornaram grandes craques.
Na quadra da 3ª CIA, o esporte preferido era o futebol de salão, que era muito praticado pelos militares do quartel e alguns amantes desta modalidade como: Valter Santos, Rochinha, Durval, e os irmãos Sadeck.
No ano de 1966, os militares promoveram o primeiro torneio de futebol de salão da cidade. O torneio, é claro, aconteceu na quadra da 3ª CIA. Poucos times participaram da competição, porém lembro-me de três deles, O Vilagran Cabrita, time dos militares, o Bancrévea Clube, formado pelos bancários do BASA – Banco da Amazônia S.A. e o Atlético Sadeck, cujo time tinha como base três irmãos da família Sadeck.
O Atlético Sadeck poderia ter até mais irmãos em seu plantel, caso o quarto irmão Frederico, quisesse atuar. Porém Fred, como é conhecido, preferiu ser apenas torcedor. O time do Sadeck era formado pelos irmãos: Victor (goleiro), Fernando e Chico. Para completar a equipe, chamaram o primo Luiz Guilherme Erse, e o vizinho Durval Matos.
Essa era a formação original do Atlético Sadeck, que foi campeão invicto do primeiro torneio de Futebol de Salão de Porto Velho em 1966. O gosto pelo futebol não parou por ai, os irmãos Victor e Fernando continuaram jogando. Foram atuar nos gramados do Estádio Aluizio Ferreira. Vitinho, como era conhecido, foi ser goleiro do Ferroviário e Fernando atuou algum tempo como zagueiro do Ypiranga.
Atualmente, Fernando é advogado aposentado do Banco do Brasil, Chico é geólogo do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, e reside em Brasília há muitos anos. Victor é médico urologista, por sinal excelente médico. Luiz Guilherme é administrador aposentado pelo Ex-Território, porém continua atuando no serviço público, Durval é contador, e também está aposentado pelo Ex-Território.
Fico feliz em descrever esta parte da nossa historia, lembrando que fui torcedor deste time. Com apenas 11 anos de idade, tinha um sonho naquela época: “ser igual aos meus primos quando crescer...”
Envio meu caloroso abraço aos primos, Fernando, Chico e Victor Sadeck, e um beijo na Tia Odaléa, a matriarca da família.
Que Deus nos abençoe.
Até a próxima.
ANISIO GORAYEB
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS