Parte da agenda do projeto Mercado de Fronteira Brasil, Peru e Bolívia, capacitação acontecerá em três municípios
Entre os dias 29 de novembro e 1º e 3 de dezembro, em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, em Rondônia, curso básico de exportação com foco nos mercados do Peru e da Bolívia. Uma realização do Sebrae, a ação propõe aumentar a participação das microempresas na atividade econômica envolvendo Brasil, Bolívia e Peru.
A proposta é do projeto Mercado de Fronteira Brasil, Peru e Bolívia, do Sebrae Nacional. Com vagas limitadas, os eventos acontecerão no auditório do Sebrae, das 8h às 12 e das 14h às 18h. Os interessados em fazer o curso e, principalmente, em exportar para os países andinos, devem confirmar sua inscrição o quanto antes, já que são apenas 25 vagas.
Aplicado por Ivanilda Frazão Tolentino, gerente do Centro Internacional de Negócios Rondônia, vinculado à Federação das Indústrias de Rondônia, o curso abordará o que é exportação, por que exportar, definição do mercado alvo; acerca dos órgãos que disciplinam comércio exterior, documento para exportação, além de logística de transporte e internacionalização de empresas.
Esta atividade intitulada de Curso Básico de Exportação, é a primeira de uma série de outras previstas para os próximos meses, onde podemos destacar os temas: Básico de Importação, Logística internacional, Marketing Internacional, Negociação internacional, Câmbio-exportação, Classificação e tratamento fiscal entre outros. Para implantar o curso, o Sebrae estudou estratégia para a região, que recebe investimentos em infraestrutura como construção de estradas, pontes e rodovias ligando o Brasil ao Peru e à Bolívia, possibilitando a conquista de um mercado importante para as empresas rondonienses – reduzindo as desigualdades mercadológicas entre os continentes.
O curso é uma ação em parceria com a Federação do Comércio de Rondônia, ECT [Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos], CIN [Centro Internacional de Negócios], Fiero [Federação das Indústrias de Rondônia], Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Os interessados devem entrar em contato com a Unidade de Apoio a Mercado e Inovação Tecnológica do Sebrae – contato Pedro Afonso 69 3217 3825 e/ou pelo e-mail pedroafonso@ro.sebrae.com.br .
Concorrência
Com boas chances de internacionalização de mercado, as micro e pequenas empresas devem buscar o aumento da qualidade e melhoria de seus produtos e serviços, se preparando também para a concorrência de empresas de outros paises aqui em nosso país.
“Uma empresa internacionalizada entende, estuda e trabalha estes cenários para enfrentar com maior consciência os desafios de um mundo globalizado e com isto minimizando as ameaças que surgem no dia a dia e maximizando as oportunidades que batem em suas portas”, diz Pedro Afonso, técnico do Sebrae/RO.