Cujubim forma turma de empreendedores rurais

Depois da capacitação, produtores passam a administrar suas propriedades como empreendimentos rurais

Cujubim forma turma de empreendedores rurais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
Depois da capacitação, produtores passam a administrar suas propriedades como empreendimentos rurais
O município de Cujubim, na região do Vale do Jamari, em Rondônia, teve formada no último sábado (18), a turma de produtores que passaram pelo curso de capacitação do Programa Empreendedor Rural. O PER é desenvolvido por Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sebrae, sindicatos de produtores rurais e prefeituras.
Duas outras turmas também cumpriram as etapas de capacitação – uma em Colorado do Oeste, enquanto outra, em 12 de setembro, em Alvorada do Oeste. Vitor de Jesus Pereira e Alexandre Loureiro foram os facilitadores do programa. Pela proposta do programa, os participantes adquirem, após 136 horas de capacitação em módulos, sempre aos domingos, habilidades de administração e gestão, dando a suas propriedades características de empresa – aumentando produtividade e lucratividade.
“O fundamental do PER é que o produtor passe a ver e gerenciar sua propriedade como um agronegócio, empreendimento que dê lucro e sustentabilidade, além da subsistência dele e de sua família”, argumenta Moisés da Silva, coordenador do programa. Segundo Vitor Pereira, “o interessante é a mudança cultural. Quem antes plantava o suficiente para sobreviver, depois de capacitado, aumenta a produtividade e comercializa a maior parte”. Ainda no dia 25 de setembro estará se formando uma outra turma do Programa Empreendedor Rural em Espigão do Oeste.
História
O PER se desenvolve em Rondônia desde 2007, tendo capacitado 32 turmas, todas compostas por, no máximo, 25 pessoas nesses três anos. Depois do curso, montam-se projetos de ampliação, transformação e comercialização da produção, seja individuais ou em grupos.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Quantos livros você leu em 2025?
Qual sua meta para 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

 SHPX LOGISTICA LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS