Mutirão jurídico tenta acabar com superlotação em presídio de Ariquemes

Mutirão jurídico tenta acabar com superlotação em presídio de Ariquemes

Mutirão jurídico tenta acabar com superlotação em presídio de Ariquemes

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com apoio do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RO), a Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO), por meio de sua subseção em Ariquemes, realizou um grande mutirão jurídico que atendeu cerca de 70 presos do presídio regional daquele município. O mutirão, que teve por objetivo diminuir a superlotação na casa de detenção, foi uma iniciativa da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB-Ariquemes.
 
Segundo informou o presidente da subseção, advogado Alex Sarkis, grande parte dos apenados atendidos não tinham condições financeiras de arcar com a contratação de advogado particular. “Esse é o principal fator contribuinte para a superlotação na maioria dos presídios”. A expectativa da comissão, segundo Sarkis, é de que pelo menos 50 detentos tenham a progressão de suas penas antecipadas em caráter excepcional, “considerando a desgastada estrutura física e a superlotação do presídio”.
 
O projeto, ainda segundo Sarkis, recebe apoio irrestrito do TJ-RO, da Vara de Execuções Penais e da direção do presídio. “É de conhecimento público os problemas enfrentados pelo sistema prisional de Ariquemes. Essa empreitada tem o único objetivo de prestar atendimento jurídico gratuito aos presos que não tem condições financeiras de arcar com advogado. No final, o que queremos é a pacificação da casa de detenção. Essa é mais uma contribuição da OAB para sociedade ariquemense”, destacou Alex Sarkis.
 
Nesse contexto, a Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB-Ariquemes vai elaborar, em 30 dias, um relatório da inspeção no presídio, para análise das condições e cumprimentos de pena de cada apenado atendido no dia do mutirão. Familiares dos apenados elogiaram a iniciativa, afirmando que a OAB tem sido fundamental para as melhorias no presídio, evitando rebeliões e cobrando soluções e alternativas para os problemas.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS