O evento acontece no próximo sábado (21 de agosto) nas dependências do SESI Clube, em Porto Velho, das 9h00 às 17h00. Patrocinado pelos sindicatos patronais – Sinduscon/RO, Sinduscon/Porto Velho, Sinicon/RO, CBIC, o Dia Nacional da Construção Social tem o Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI/RO) como co-realizador.
As ações do Dia Nacional da Construção Social objetivam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da construção civil e dependentes.
O presidente do Sistema FIERO, Denis Baú ressalta a importância das parcerias. “São fundamentais para que realizar ações como estas que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores, especificamente da construção civil e seus familiares. A iniciativa dos sindicatos patronais é estimulante e serve como exemplo de responsabilidade social”, disse Baú.
A superintendente regional do SESI, Soraia Vilela faz questão de agradecer, não apenas aos sindicatos responsáveis pelo evento, as entidades parceiras, o empenho da Coordenação Estratégica do Lazer do SESI e toda a equipe, assim como os voluntários, a área Responsabilidade Social, Maria SESI Clínica, SESI Escolar e o Núcleo de Atendimento Sindical (NAS/FIERO).
De acordo com a coordenador da área de Lazer do SESI, Paulo Quadros, durante o evento serão realizadas inúmeras ações voltadas para o trabalhador e à família. Entre as atividades programadas, o coordenador destaca, “para o trabalhador promovermos torneios de futebol, vôlei de areia, sinuca, pebolim, tênis de mesa, cortes de cabelo, dominó, dama, xadrez e basquete. Teremos ainda cortes de cabelo, consultas médicas, odontológicas, vacinação, tipagem sanguínea, orientações de alongamento e postura física, avaliação física e Antropométrica, e muito mais”.
Quadros disse ainda que as ações voltadas à família dos trabalhadores incluem - paredão de escalada, pula-pula, recreação aquática, apresentações artísticas e culturais, oficinas de leitura, testes de orientação profissional, escovação orientada e aplicação de flúor, distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha e dinâmica de grupo com as mulheres, orientação nutricional, entre outras.
Os representantes dos Sindicatos lembram que a expectativa é superar os atendimentos realizados durante a edição de 2009. “Juntamente com a equipe do SESI vai trabalhar tendo como meta mais de 18 mil trabalhadores e dependentes durante o evento”, afirmou Emerson Fidel, do Sinduscon/RO.
O empresário Marcelo Almeida, do Sinduscon/PVH destaca a importância do evento por despertar o interesse do empresário da Indústria da Construção Civil para a prática do Investimento Social Privado, como ação significativa para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores da empresa, bem como das comunidades de seu entorno.