Muitos moradores do bairro Jardim das Mangueiras I, zona Leste de Porto Velho (RO), estão transtornados com a falta de saneamento básico e asfalto para as ruas adjacentes da avenida principal do bairro, a José Vieira Caula, onde eles reclamam e exigem há mais de dois anos melhorias de tráfego no trecho que compreende desde a avenida Chiquilito Erse (antiga Rio Madeira) até a rua Daniela. Com a falta de sinalização e iluminação o perigo é constante, pois segundo os moradores o local se transformou em ponto de racha para “jovens burgueses” da capital.
ASFALTO
Diante de toda a situação, a comunidade ainda ressalta que algumas ruas do Jardim das Mangueiras I foram privilegiadas com o asfalto, mas muitas não apresentavam sistemas hídricos, ou seja, a divisão de esgoto e córregos das águas das chuvas. “Isto é direto de todos do bairro. Não sabia que asfalto fazia parte somente dos privilegiados”, desabafou a moradora Ana Lúcia, que resolveu falar pela comunidade.
Apontado como um bairro bem localizado e de pessoas de bem, com advogados, funcionários públicos e até empresários que moram ali, também sofrem com a degradação ambiental, pois vazamentos da encanação de água da rua são constantes.
FERRO-VELHO
Outro fator que contribui para piorar o meio ambiente dos moradores daquele setor é a concentração de entulho e ferro-velho, pois as carcaças de veículos enferrujados crescem cada vez mais em um terreno baldio, local propício para uma investida de assalto ou que serve de esconderijo para bandido, Outro fator é que com o acúmulo de ferro velho o local se tornou facilmente um grande criadouro de mosquitos da dengue.
“É terrível o que nós estamos passando. Iremos tomar as nossas providências”, finalizou a moradora indignada com situação do bairro.