Governo do Estado mobilizado para abastecer Banco de Sangue

Governo do Estado mobilizado para abastecer Banco de Sangue

Governo do Estado mobilizado para abastecer Banco de Sangue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma grande mobilização para a formação de novas parcerias e fidelização dos doadores. É o que está realizando o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e a Fundação de Hematologia de Rondônia (Sesau/Fhemeron) com a proposta de suprir a carência do Banco de Sangue.
 
Na manhã desta sexta-feira (11), a secretária-adjunta da Saúde, Josefa Lourdes, reuniu-se com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Serviço Nacional do Comércio (Senac), Universidade Federal de Rondônia, as faculdades Fimca e Uniron, além da Fhemeron, quando foi tratada a possibilidade de serem criadas estratégias de ação contínua envolvendo segmentos variados com vistas a aumentar o estoque, uma vez que a falta de sangue já levou até mesmo a suspensão de cirurgias no Estado.
 
A princípio, conforme Josefa Lourdes, foi estabelecido que policiais militares fariam a doação nesta sexta-feira, enquanto neste sábado (12) a Fhemeron estará aberta e ainda colocará equipes fazendo ‘pit stop’ em várias ruas numa parceria com a Ordem Demolay, entidade que faz parte da maior organização de jovens do sexo masculino de todo o mundo, ligada à Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron). Já na segunda-feira (14), a coleta será feita na Fimca, a partir das 13h30. Em função do jogo do Brasil contra a Coréia do Norte, na terça-feira a coleta será restrita à Fhemeron, na parte da manhã, enquanto na quarta e quinta-feira haverá mobilização nos campi da Uniron no shopping e na avenida Mamoré, respectivamente. Paralelamente, da próxima segunda à quinta-feira (14 a 17) todas as organizações militares destacarão parte de seu efetivo para a doação na Fhemeron. “Vale salientar que a doação é voluntária, consistindo em um ato de solidariedade que pode salvar vidas”, lembrou. 
 
A secretária-adjunta da Sesau adiantou que os empreendedores das usinas do rio Madeira serão convocados para uma reunião, considerando que pesquisa feita pela Fhemeron aponta que pelo menos 40% dos doadores fidelizados tornaram-se operários dos dois consórcios e com isso enfrentam dificuldades para ser liberados do serviço no dia da doação, como preconiza a lei.
 
Ainda na reunião, a representante do Senac, Ana Socorro, se comprometeu em mobilizar o restante do Sistema “S” (Senai, Sesi, Sest/Senat, Sesc e Sebrae) para definirem estratégias junto à Sesau/Fhemeron. “A intenção do Governo, por meio da Sesau/Fhemeron, é montar um calendário semanal de doações com todos os parceiros para evitar a falta de sangue”, afirmou Josefa Lourdes, completando que além dos universitários, a ação deverá ser estendida aos alunos do ensino médio.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS