MP promove campanha de conscientização sobre direitos à acessibilidade

MP promove campanha de conscientização sobre direitos à acessibilidade

MP promove campanha de conscientização sobre direitos à acessibilidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia abriu nesta terça-feira (25/5), no auditório da Instituição, a Semana de Acessibilidade, com o objetivo de conscientizar a sociedade, em especial engenheiros, arquitetos, acadêmicos dos cursos de Engenharia e Arquitetura, órgãos públicos, da necessidade de oferecer condições de acessibilidade às pessoas com deficiência.
 
O Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida, da Promotoria da Justiça da Cidadania, explicou durante a abertura do evento que a ideia de realizar um trabalho de conscientização sobre a acessibilidade surgiu após várias reuniões na Promotoria de Justiça da Cidadania, nas quais foram discutidas as diversas dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no que diz respeito a calçadas e acesso ao transporte público. “Entramos em contato com o Centro de Apoio Operacional Cível para promovermos uma série de ações de conscientização sobre acessibilidade, que precisa ser observada em vários aspectos. Daí surgiu a necessidade de conscientizar os acadêmicos das áreas de arquitetura e engenharia que as normas de acessibilidade precisam ser respeitadas, inclusive nos prédios das instituições públicas”, ressaltou.
 
A idealização do evento é da Promotoria de Justiça da Cidadania, apoiada pelo Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-CIV) e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), tendo como parceiros a Unir, Faro, Uniron, FIMCA, Sindicato das Empresas de Transporte (SET) e o SEST/SENAT. O evento foi aberto pelo Subprocurador-Geral de Justiça, Ivo Scherer; a diretora do CAO-CIV, Emília Oye; o diretor do CEAF, Rodney Pereira de Paula; o secretário-geral, Héverton Alves de Aguiar, e o presidente da Associação dos Membros do MP (AMPRO), Marcelo Lima de Oliveira, além de integrantes de entidades representativas das pessoas com deficiência, professores e estudantes.
 
A Banda AMA da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas abriu o evento. Após a exibição de um vídeo sobre acessibilidade, foi proferida palestra sobre a necessidade de conscientização para o direito de acessibilidade com Helder Risler, professor da Ulbra e mestre em Direitos Humanos, tendo como debatedor o Promotor de Justiça Aluildo de Oliveira Leite. Helder Risler destacou que a acessibilidade é algo muito mais amplo do que o acesso à locomoção, transporte público e a comunicação. “Acessibilidade significa que todos possam se utilizar de espaços e serviços dentro do ambiente em que vivem”, conceituou.
 
Programação
 
A programação da Semana da Acessibilidade prossegue nesta quarta-feira (26), às 19 horas, no auditório da Uniron no Porto Velho Shopping, com palestra sobre a acessibilidade nos projetos e obras de construção, a ser proferida pelos arquitetos e urbanistas do MP, Daniele Tavernard e Silvio Machado, tendo como debatedor o Promotor de Justiça André Luiz Rocha de Almeida.
 
No dia 27, pela manhã, no auditório do Ministério Público de Rondônia, será realizada palestra sobre “A importância da capacitação em Libras - a arte de comunicar em uma sociedade inclusiva, a ser proferida pela professora Ariana Boaventura – Pós-Graduada em Libras. No mesmo dia, pela manhã e tarde, será feita uma conscientização para acessibilidade no transporte com motoristas de ônibus da capital, no Sindicato das Empresas de Transporte (SET). No encerramento da semana, no dia 28, também no SET, prossegue o trabalho de conscientização para acessibilidade no transporte, por meio de palestras e dinâmicas de grupo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS