O distrito de Novo Plano receberá investimentos de mais de meio milhão de reais. Na primeira etapa serão beneficiados 90 agricultores e 250 novas propostas para financiamento através da Linha Pronaf já foram encaminhadas ao Banco da Amazônia (Basa). A ini
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O distrito de Novo Plano receberá investimentos de mais de meio milhão de reais. Na primeira etapa serão beneficiados 90 agricultores e 250 novas propostas para financiamento através da Linha Pronaf já foram encaminhadas ao Banco da Amazônia (Basa). A iniciativa contou com o apoio da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do estado de Rondônia (Emater) local. Novo Plano é um distrito de Chupinguaia, cidade localizada a 657 quilômetros da Capital. Essencialmente agrícola há mais de uma década, somente agora os agricultores conseguiram ter acesso ao crédito rural.
Com empenho da Emater, apoiada pela vereadora Eliane Back e do advogado Padre Afonso, que representa os agricultores, a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) – documento que habilita o acesso a financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – pode ser emitida. Sem a DAP, o agricultor não pode ser inserido em programas específicos para a agricultura familiar, como é o caso do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).
Após a reunião realizada em Novo Plano, com a participação de mais de 300 agricultores, a equipe da Emater deu início a um mutirão para elaboração de cadastros e projetos de financiamento para os agricultores, através do Pronaf. Desses projetos, 90 serão liberados pelo Banco da Amazônia (Basa) no próximo dia 13, num total de, aproximadamente, 180 mil reais. E mais de 250 novas propostas já estão encaminhadas, representando investimentos de mais de meio milhão de reais no distrito. Quanto ao Programa de Aquisição de Alimentos a Emater fará a elaboração dos projetos das associações interessadas através da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na modalidade “doação simultânea”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!