O agente João Bosco Costa, conhecido como Bosco da Federal, e que atualmente responde pelo cargo de Secretário-adjunto da SEJUS – Secretaria de Estado de Justiça-, reuniu-se na tarde de ontem com o Presidente em exercício do TRE, Desembargador Rowilson Teixeira (foto). Na Pauta a emancipação de Ponta do Abunã, que deverá ser decidida em um plebiscito marcado pelo Judiciário para dia 28 de fevereiro próximo.
O agente Bosco, que foi bem votado naquela região na última eleição, vem auxiliando os moradores que lutam pela emancipação do distrito, encabeçados por Zé Gaúcho (José Hermeto Mazurkewicz de Ponta do Abunã, Carlinhos Sonhador (Carlos da Paz Cardoso) de Vista Alegre do Abunã e Porfírio Bento Sobrinho que estão fazendo visitas às autoridades no sentido de sensibilizá-las para cravarem o sim no plebiscito.
A reunião foi proveitosa para os interessados na emancipação do distrito, pois o desembargador Rowilson, depois de afirmar ser favorável às ações que tirem as comunidades do isolamento e promovam o desenvolvimento regional, assinou o termo de abertura do projeto (TAP) que está sendo encaminhado nesta quarta-feira (13) para Assembléia Legislativa do Estado para que seja finalmente deflagrado o processo que visa à emancipação da região de ponta do Abunã. Segundo o Desembargador o total geral de recursos exigidos para o plebiscito é de cerca de R$1.282.752,80 e deve ser coberto pelo convênio que está sendo firmado. “Todas as seções de votação do município de Porto Velho estarão funcionando e o voto é obrigatório aos eleitores”, enfatizou o Presidente em exercício do TRE.
Bosco, que tem assessorado os moradores de Ponta do Abunã no processo de emancipação, se diz favorável ao pleito por diversas razões, “em primeiro lugar não é possível não ficarmos sensíveis a situação do povo que vive isolado, é preciso intervir. Depois a região é promissora e quer se desenvolver”. “As Vilas de Vista Alegre, Ponta do Abunã, Extrema e Fortaleza do Abunã têm condições de prosperar e gerar qualidade de vida para pessoas que lá vivem e progresso para o Estado”, Sublinhou Bosco.
O movimento pela emancipação de Ponta do Abunã, representado por Zé Gaúcho ficou feliz com o andamento do processo e afirmou que vai continuar seu trabalho de visitar autoridades para que a vitória no plebiscito seja o início de um novo tempo para a região de Ponta do Abunã e para Rondônia. “Há anos venho lutando, juntamente com meus companheiros de estrada como o Carlinhos sonhador, pois meu amigo este sonho está prestes a se tornar realidade”, concluiu entre sorrisos Zé Gaúcho.