Em seu primeiro encontro com os 800 novos alunos do curso básico de formação de policial militar, durante a aula inaugural do curso de formação da Polícia Militar, realizada na manhã desta quarta-feira (13), no auditório da Ulbra, em Porto Velho, o governador Ivo Narciso Cassol fez um breve apanhado do histórico da corporação e deu orientações sobre a conduta ética e moral do Policial Militar e sobre as normas do serviço público.
O governador parabenizou o empenho dos candidatos e disse esperar bons resultados dessa nova contratação. Segundo ele, a comunidade precisa de homens empenhados no trabalho da segurança pública. “A polícia precisa de homens responsáveis, íntegros e não de valentões fardados”, disse. O alerta de Ivo Cassol é um chamado aos novos PMs à nova política implantada pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec): a polícia cidadã. “Vocês (PMs) são o primeiro elo entre o governo e o cidadão”, lembrou.
Com trabalho elogiado pelo governador, o secretário de segurança, Evilásio Silva Sena, falou da responsabilidade que os novos PMs estão assumindo e ressaltou o esforço do governo estadual na melhoria da Segurança Pública. “Foram muitos os investimentos do Estado na Segurança Pública, esse é mais um, e vocês com certeza honrarão esse esforço tornando-se bons policiais”, destacou.
A Coronel Angelina Ramires, comandante geral da PM, também deu as boas vindas aos novos policiais militares e agradeceu o Governo do Estado, por ter possibilitado o fortalecimento e o resgate da credibilidade da corporação. “Além do reforço no efetivo, a PM conta hoje com uma frota de carros novos, revólveres foram substituídos por pistolas e os coletes são de última geração”, acentuou.
Além do curso básico de formação de policial militar, no decorrer da carreira, os novos policiais militares devem participar de cursos preparatórios e de especialização, promovidos pelo Governo do Estado de Rondônia, através Sesdec, em parceria coma Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp-MJ).
PM contará com reforço de 800 policiais no combate ao crime
Ao todo, 600 PMs serão qualificados em Porto Velho, 100 em Ji-Paraná, 50 em Cacoal e 50 em Vilhena. Também teve início o curso de formação de sargento - onde 100 soldados e cabos da PM participam – e o curso de adaptação para oficiais, com turma de 30 alunos.