A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela construção e futura operação da UHE Santo Antônio, acaba de implantar no rio Madeira o primeiro sistema de monitoramento da qualidade da água em tempo real na construção de hidrelétricas no Brasil. “Por meio dessas medições, é possível identificar eventuais alterações em relação à vida aquática e às comunidades ribeirinhas localizadas logo abaixo do barramento. Assim, podemos realizar ações preventivas”, explica Aloísio Ferreira, coordenador de sustentabilidade da Santo Antônio Energia.
Os equipamentos para monitorar a água foram instalados em duas pequenas balsas flutuantes fixas situadas acima e abaixo da futura barragem. Duas sondas medem permanentemente a temperatura da água, a turbidez, a condutividade elétrica, o oxigênio dissolvido, o potencial hidrogeniônico (pH) e o potencial de oxiredução (ORP) do rio. A transmissão dos dados pode ser feita pelo celular, o que possibilita o acesso remoto e instantâneo às informações. “A implementação dos Programas Ambientais da UHE Santo Antônio é um desafio constante. Porém, o sucesso de cada uma das etapas vencidas representa uma grande conquista na geração de informações e no controle ambiental”, complementa Ferreira.
A EcologyBrasil é a empresa responsável por este trabalho, junto com a equipe de sustentabilidade da concessionária e o apoio do Consórcio Construtor Santo Antônio (CCSA), que tem como objetivo acompanhar os impactos das obras da usina durante o seu período de construção e permanecer com este monitoramento ao longo dos anos de operação da hidrelétrica.