Sesau alerta população e cria Comitê de enfrentamento ao mosquito da dengue

Sesau alerta população e cria Comitê de enfrentamento ao mosquito da dengue

Sesau alerta população e cria Comitê de enfrentamento ao mosquito da dengue

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com a chegada do inverno amazônico e as conseqüências que a dengue tem provocado neste início de período de maior atividade do seu transmissor, o mosquito Aedes Aegypti, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau-RO) promoveu, em caráter de urgência, uma reunião envolvendo técnicos do Laboratório Central (Lacen), Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), Hospital Infantil Cosme e Damião, Centro de Pesquisa em Doenças Tropicais (Cepem) e a Coordenadoria do Programa Nacional do Controle da Dengue do Ministério da Saúde (MS), para discutir e traçar estratégias para o funcionamento do Comitê de enfrentamento ao controle da dengue.
 
Durante o encontro foi discutida a necessidade de um movimento de alerta a todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresas privadas, proprietários de terrenos baldios e a população em geral para que intensifiquem limpeza diária ou periódica nos prédios públicos, residências e seus arredores, bem como realizem o procedimento de vedação em caixas d’águas, cisternas, fossas, para evitar água parada em pneus, garrafas e outros locais. Com esses cuidados, os focos são eliminados e conseqüentemente se impede a reprodução rápida do mosquito da dengue.
 
De acordo com o secretário Milton Moreira, a conscientização dos moradores é fundamental no combate à doença. Ele destacou que o Estado está em dia com as ações preventivas, como a capacitação de servidores e o apoio aos municípios quando necessário, tanto no deslocamento de pessoas quanto na parte material. “Recentemente a Sesau repassou às prefeituras 40 bombas residuais, além de disponibilizar 10 carros do tipo “fumacê”, que estão trabalhando em várias localidades. Mas é preciso a união de forças e a população tem papel fundamental nesta ação”, informou.
 
Foram confirmados 48 casos graves da doença em todo o Estado, com dois óbitos por dengue hemorrágica. “A população tem que se conscientizar que a dengue mata”, alerta Milton Moreira, informando que o Estado está assessorando e supervisionando as ações que os municípios estão executando no combate à dengue.
 
O secretário explica ainda que cabem aos municípios as ações de controle de vetores da doença, isto é, a eliminação de focos, as ações de mobilização social, limpeza urbana e de vigilância epidemiológica. Caso seja constatada a insuficiência técnica e operacional dos municípios em controlar a dengue, o Estado faz intervenção e trabalha de forma integrada com os municípios, promovendo ainda a capacitação entre todos os setores. Os municípios têm que dar os primeiros atendimentos aos pacientes e fazer as ações preventivas, alertando, sobretudo, à população sobre os cuidados necessários.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS