MP expede recomendação sobre proibição de carona em transporte escolar de Colorado

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Colorado do Oeste, expediu recomendação ao Prefeito e ao Secretário de Educação do Município, para que orientem motoristas de ônibus escolares quanto à proibição da prática de dar caro

MP expede recomendação sobre proibição de carona em transporte escolar de Colorado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Colorado do Oeste, expediu recomendação ao Prefeito e ao Secretário de Educação do Município, para que orientem motoristas de ônibus escolares quanto à proibição da prática de dar carona a pessoas que não sejam estudantes ou mesmo alunos que não estejam em horário escolar. As autoridades municipais deverão fiscalizar regularmente o cumprimento dos termos apontados pelo MP, sob pena de serem demandadas judicialmente, em caso de descumprimento.

A recomendação do Promotor de Justiça Fernando Franco Assunção foi expedida em razão de os veículos destinados ao transporte escolar estarem sendo utilizados para o deslocamento de outras pessoas, não alunas da rede pública, havendo relatos de que os chamados “caronas” transportam bagagens, alimentos, animais e produtos nocivos à saúde e segurança dos estudantes, por vezes ocupando os lugares dos próprios alunos. A prática causa desconforto e falta de segurança aos estudantes, verdadeiros destinatários do transporte escolar, uma vez que causam lotação, danificam o veículo e ocasionam atrasos.

 

Na notificação recomendatória, o Promotor de Justiça ressalta que existem verbas municipais destinadas exclusivamente para o transporte de estudantes da rede pública de ensino e não para particulares. Nesse sentido, destaca que, se esses recursos forem usados de forma incorreta, haverá inegável caso de improbidade administrativa, uma vez que haverá flagrante desvio de finalidade.

A recomendação do MP também alertou as autoridades quanto à aplicação de medidas cabíveis aos funcionários que insistirem em dar caronas, inclusive com penas de suspensão/demissão. Orientou para que motoristas só transportem alunos que estejam indo ou voltando da escola e que estejam no respectivo horário de aula e recomendou a realização de campanhas educativas com o objetivo de conscientizar a população acerca da impossibilidade de o transporte escolar servir para dar carona a pessoas que não sejam estudantes.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS