Grupo de Educação Fiscal incentiva emissão de Nota Fiscal através do Programa Nota 10

Grupo de Educação Fiscal incentiva emissão de Nota Fiscal através do Programa Nota 10...

Grupo de Educação Fiscal incentiva emissão de Nota Fiscal através do Programa Nota 10

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado de Rondônia, denominado “Rondônia Nota 10”, tem o objetivo de incentivar os consumidores de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual e intermunicipal a exigirem do fornecedor o documento fiscal.
 
A Secretaria Estadual de Finanças (SEFIN) órgão executor de arrecadação de Rondônia, que possui a missão de “Gerir as Finanças Públicas, assegurando a realização da receita e controlando as despesas para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado”, pretende, através da campanha “Rondônia Nota 10” incrementar a arrecadação, incentivando a população a solicitar a nota fiscal, que é um direito de todo consumidor. “A conscientização da população em solicitar a nota a cada compra é muito importante, porque estará contribuindo, de certa forma para o aumento do recolhimento de ICMS por parte dos contribuintes e dotando a Secretaria de Finanças de maior informação sobre a movimentação de mercadorias no Estado”, destacou Marici Salete Baseggio, secretária Adjunta de Finanças.
 
Qualquer cidadão de posse de documentos fiscais cuja soma perfaça no mínimo R$ 50 com variação de 10% para mais ou menos, estará apto a concorrer a prêmios instantâneos e mensais. Os sorteios acontecerão em local público com ampla divulgação.
 
De acordo com o coordenador do Grupo de Educação Fiscal (GEFE/CRE/SEFIN), Orlando Pereira da Silva Júnior, idealizador do projeto, as notas só poderão ser trocadas pela raspadinha nos postos oficiais da Secretaria de Finanças.
 
O documento será validado por um Auditor Fiscal de Tributos Estaduais e acompanhado por um membro do Ministério Público, ou auditoria independente contratada pela SEFIN.
 
O coordenador do GEFE lembra que Rondônia já teve um programa semelhante, na época do governador Jorge Teixeira, denominado “Rondonzinho”, que foi um sucesso, principalmente com as crianças.
 
Assim, o programa Rondônia Nota 10 visa resgatar a cultura da emissão de nota fiscal por parte dos comerciantes do Estado e assegurar o direito do contribuinte em ter a nota do produto que adquiriu. “Com base nos resultados atingidos tanto social quanto econômico é que surgiu a idéia de lançar o novo programa de incentivo a emissão da nota fiscal, pois as pessoas na pressa do dia a dia ou até mesmo por desconhecer seus direitos acabam esquecendo de pedir a nota fiscal”, afirmou o coordenador.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS