Ministério Público apresenta estatística da criminalidade em Rondônia

Ministério Público apresenta estatística da criminalidade em Rondônia.

Ministério Público apresenta estatística da criminalidade em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público e a Criminalidade em Rondônia foi o tema da palestra proferida nesta sexta-feira (18/9) pelo diretor do Centro de Apoio Operacional Criminal, Promotor de Justiça Charles Martins, no segundo dia do Seminário: O Perfil da Criminalidade no Estado e as Estratégias de Prevenção, promovido pela Secretaria de Estado da Segurança, no auditório do Hotel Rondon, nos dias 17 e 18 deste mês.
 
Além dos dados estatísticos da criminalidade do Estado, o Promotor de Justiça Charles Martins apresentou números do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) sobre a situação do sistema prisional do Estado. Ele ressaltou que é necessário investir em sistemas para reinserir o preso no mercado de trabalho, promovendo meios para que ele tenha uma atividade profissional  dentro do presídio. “O objetivo é fazer com o que preso não volte a delinquir e retorne ao sistema prisional”, justificou.

Ele acrescentou que o Plano Diretor Criminal e a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública são dois mecanismos eficientes para resolver os problemas no sistema prisional. O Ministério Público de Rondônia esteve presente à Conferência, que reuniu mais de três mil pessoas de vários segmentos da sociedade, no início de setembro, em Brasília. A Conferência definiu 10 princípios e 40 diretrizes que vão nortear a política de segurança pública em todo o país.
 

O Plano Diretor Criminal, que estabelece 22 metas, também vem sendo acompanhado pelo Ministério Público.  Charles Martins explicou que o Plano Geral de Atual do MP (2209-2010) estabeleceu diretrizes para atuação do Centro de Apoio Operacional Criminal a exemplo de desenvolvimento de ações integradas com órgãos policiais e a sociedade em geral; elaboração do diagnóstico do sistema carcerário em Rondônia e atuar no controle externo da ação policial, buscando mais celeridade no andamento dos inquéritos, humanização do atendimento e combate à tortura.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS