Acadêmicos e professores da Fimca realizam pit stop para comemorar dia do veterinário

Acadêmicos e professores da Fimca realizam pit stop para comemorar dia do veterinário

Acadêmicos e professores da Fimca realizam pit stop para comemorar dia do veterinário

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A distribuição do folder “O Médico Veterinário também cuida da sua saúde”, em pit stop realizado em vários pontos da cidade, e um churrasco de confraternização na sede do Sinsepol, foram as atividades desenvolvidas por acadêmicos e professores do curso de Medicina Veterinária da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, em homenagem ao Dia do Médico Veterinário, comemorado neste nove de setembro.
“O pit stop foi uma mobilização oportuna para conscientizar a população sobre as diversas áreas de atuação do médico veterinário”, destacou o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Franck Murani. Para ele, a população precisa saber que a atuação do médico veterinário ultrapassa os cuidados com a saúde dos animais - silvestres, de estimação, de rebanhos para abate, de tradição esportiva, de zoológicos ou de laboratórios. “Na verdade, nós veterinários, atuamos em três campos principais: medicina e cirurgia dos animais, produção animal - criação e melhoramento das raças de animais domésticos - e também na saúde pública. Este último campo, que abrange a proteção da saúde pública pela vigilância das doenças transmitidas por animais ao homem (zoonose) e o controle da qualidade higiênica, sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal nos matadouros, frigoríficos, nas fábricas de conservas de carnes, de pescado, nas fábricas de laticínios, entrepostos de ovos, mel e cera de abelhas, e onde quer que ocorra a produção, transporte, processamento industrial, armazenamento e comercialização desses produtos, geralmente passa despercebido pela população.”
Segundo Franck Murani, o pit stop mobilizou cerca 80 acadêmicos da FIMCA e foi uma ação desenvolvida conjuntamente com o CRMV-RO – Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia e a ANCLIVEPA-RO - Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Rondônia, dentro de uma proposta mais ampla encabeçada pelo CFMV - Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Orgulhoso com a expressiva participação dos acadêmicos, o coordenador do curso aproveitou a oportunidade para parabenizar e lembrar a importância da profissão, lembrando que a FIMCA implantou este curso com o objetivo de preencher uma lacuna que havia na região. “Por isso, temos nos empenhado para oferecer um ensino de qualidade e uma estrutura que atenda as necessidades dos nossos acadêmicos. Tenho certeza que, a exemplo dos demais cursos oferecidos pela FIMCA, o de Medicina Veterinária também já é uma referência, com o nosso Campus Rural e o Hospital Veterinário que deverá ser inaugurado até o final do ano”, ressaltou. 
Apesar de parecer uma profissão nova, ela existe há muito tempo. No Brasil, a primeira escola veterinária foi a Escola de Veterinária do Exército, criada no século XX, precisamente em 1914, no Rio de Janeiro. Hoje, somente no Brasil há 132 cursos de Medicina Veterinária. A profissão foi regulamentada em 23 de outubro de 1968, pela Lei nº 5517. É preciso estar formado e ser inscrito no Conselho Federal de Medicina Veterinária para exercer a profissão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS