TJ RO apresenta Projeto da Central de Mandados a escrivães da capital

TJ RO apresenta Projeto da Central de Mandados a escrivães da capital

TJ RO apresenta Projeto da Central de Mandados a escrivães da capital

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal de Justiça de Rondônia reuniu escrivães judiciais da comarca de Porto Velho para apresentar o projeto desenvolvido pela sua Coordenadoria de Informática (Coinf), denominado de "Central de Mandados Judiciais". Durante a reunião, o juiz auxilar da presidência, José Robles, explicou que a Central é a primeira do gênero no país, e tem o objetivo de modernizar e propiciar celeridade ao trabalho da Justiça Estadual, permitindo que os oficiais de justiça recebam virtualmente, e igualitariamente, os expedientes judiciais. Depois de cumpridos, o resultado da diligência será informado ao juiz expedidor, também on line.
 
Para o juiz Robles, a Central é uma ferramenta não só de modernização das atividades, mas de uniformização de critérios para definição de valores a serem pagos aos oficiais pela produtividade a partir da entrega de mandados. O sistema fará o cálculo automático dessas quantias, além de informar aos servidores que o acessam a situação de pendência das ordens judiciais, a Vara em que foram expedidas e os prazos estabelecidos para cada tipo de documento.
 
A presidente do Tribunal, desembargadora Zelite Andrade Carneiro, que participou da abertura da reunião, disse que a novidade é mais um diferencial da Justiça rondoniense, no sentido de modernizar os processos internos, facilitar o trabalho dos servidores e, por consequência, melhorar o atendimento à sociedade na solução de conflitos levados ao Judiciário. Ainda este ano o TJ de Rondônia deve iniciar as sessões do Julgamento Virtual na 2ª Câmara Cível e tornará disponível o Sistema de Habeas Corpus Digital, ambos também pioneiros no país, que possibilitarão, respectivamente, tanto o julgamento quanto o pedido de relaxamento de prisão de qualquer lugar, pela internet.
 
A Central de Mandados, além de escrivães, também será apresentada a oficiais de Justiça e magistrados no mês de setembro. A meta é que a Central esteja funcionando no início de novembro deste ano.
 
Participaram do desenvolvimento do sistema as servidoras Sílvia Gobete e Sílvia Zeila. São elas que farão o treinamento dos servidores e magistrados para a utilização da nova ferramenta. A reunião foi realizada na última quinta-feira, 20.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS