Projeto educacional na escola Zilda Uchôa é destaque nacional

Projeto educacional na escola Zilda Uchôa é destaque nacional

Projeto educacional na escola Zilda Uchôa é destaque nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quando a professora Fátima de Azevedo Bodanese, no início de 2007, assumiu a direção da Escola Estadual de Ensino Médio e Fundamental Zilda da Frota Uchôa, localizada em Vilhena, Cone Sul do Estado de Rondônia, sentiu-se assombrada com o que viu, pois os pisos, as portas, as janelas, as paredes e a cobertura das salas de aula, da quadra poliesportiva, das salas pedagógicas, do pátio de recreação e dos demais ambientes da escola encontravam-se em estado crítico de conservação.
 
Foi ai que uma prática utilizada em sua própria residência, que é a de minimizar os impactos do uso de produtos de limpeza no meio ambiente, na saúde humana e também, porque não, buscar economizar, que Fátima viu uma grande oportunidade de engajar um projeto sócio educacional na escola. A idéia era de produzir, em parceria com os demais professores, pedagogos, coordenadores e, principalmente, os alunos, um sabão líquido customizado para combater a sujeira.
 
Tendo a mobilização desses companheiros, a diretora conseguiu expandir a idéia e colocá-la em evidência na comunidade. Com o tema “Escola Limpa, Consciência Limpa”, foi elaborada uma gincana ecológica, que é realizada todos os anos, onde os quase 1500 alunos e professores saem pelas ruas do município em busca da matéria-prima principal e mais custosa do sabão líquido, o óleo de soja. Segundo a diretora, a realização desta brincadeira supre a carência da matéria-prima e, com isso, reduz os custos de produção.
 
“Nossa intenção é fazer com que a comunidade, a partir desta movimentação, passe a reconhecer o espaço da escola como o seu lugar. Numa gestão democrática e participativa queremos revitalizar a auto-estima dos alunos e de toda a comunidade em relação à escola”, explicou Fátima Bodanese.
 
A produção e utilização do sabão na Escola trazem uma economia de R$680,00, anualmente, e, ainda, ajuda a preservar o meio ambiente, o que despertou o interesse do Governador do Estado Ivo Cassol e da Secretária Estadual de Educação (SEDUC), Marli Cahulla. Para o governador, o projeto é uma iniciativa inteligente e de fácil adaptação para as demais escolas estaduais, o que poderá render mais economia e participação.
 
Mas os projetos não param por ai. Coordenados pela professora Ana Neri, a Escola Zilda da Frota Uchôa está com mais dois trabalhos em andamento, o “Verde que te quero verde”, que é a produção de mudas para serem utilizadas na jardinagem e arborização da escola e comunidade, e o “Revitalização das matas ciliares”, onde é feita a revitalização das margens do rio Pires de Sá, com o apoio do Ministério Público, SEDAM, SEMICAM, SER 7 e Comunidade.
 
Com essas ações, Zilda da Frota Uchôa tem ganhado reconhecimento nacional em premiações organizadas por Fundações e pelo MEC. No ano passado, a Escola ganhou o primeiro lugar na IV Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, promovido pela Fundação Oswaldo Cruz.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS