Emancipação - Extrema corre contra o vento e o tempo – Zé Gaúcho

Emancipação - Extrema corre contra o vento e o tempo – Zé Gaúcho

Emancipação - Extrema corre contra o vento e o tempo – Zé Gaúcho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
A ponta do Abunã, no estado de Rondônia, pertence ao município de Porto Velho, separado pelo Rio Madeira, distante mais de 300 km da sede, com desenvolvimento próprio, é sem dúvida um caso Único de excepcionalidade nacional, que necessita por força das conveniências, ser  transformada em município. Falar ou reconhecer nossas necessidades, nosso potencial, nossa incessante luta em defesa da causa e nossa importância ao Estado, ou ao Estado vizinho que nos "cobiça" e provoca todo tipo de intriga entre as comunidades, seria apenas escrever mais uma página em nossa conturbada história.
 
Nesta maratona incansável de alguns idealistas, que não desistem enquanto não chegar a uma solução definitiva, muitas comissões populares e adesões parlamentares têm sido formadas e sepultadas, por lhes faltarem talvez a plena convicção do objeto desejado. Porém quem vive sempre a realidade e antevê as perspectivas para o futuro, não morre e não cansa até conseguir transformar em realidade um sonho coletivo, porque o idealista sonha em conjunto e nunca para si mesmo. É com esta convicção que pedimos e esperamos o apoio de todos os habitantes da Ponta do Abunã que precisam de sua autonomia como necessidade de sobrevivência, esqueçamos as divergências, pois elas são próprias ao regime democrático, vamos às urnas, deixemos falar o resultado delas, e juntos num último pedido de misericórdia, imploremos a todos os poderes constituídos que a questão envolve: vamos colaborar para transformar Ponta do Abunã em município agora, é isto o que o povo pontabunense espera e quer...
 
Sabemos que o Tribunal Regional Eleitoral deve marcar - a qualquer momento ­o plebiscito. Toda documentação necessária da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia foi entregue solenemente e a população da Ponta do Abunã espera com ansiedade o dia que irá para às umas. O­ potencial econômico da região da Ponta do Abunã é importante para o desenvolvimento de todos os distritos. Hoje, Vista Alegre do Abunã, Extrema, Nova Califórnia e Fortaleza do Abunã podem dar importante contribuição econômica para a retomada do progresso destas localidades.
 
A emancipação da Ponta do Abunã é um antigo sonho e uma aspiração dos atuais moradores dos distritos, que entendem ser importante a emancipação e, para tanto, lutam diariamente para que ocorra o plebiscito. O importante é a emancipação. As instituições jamais poderão ser entendidas como legítimas, se vierem a negar o direito de manifestação pelo voto, que é o ápice do exercício do direito democrático e de confirmação da cidadania.
 

José Hermeto Marzurkewicz - (Zé Gaúcho – membro efetivo e ativo da comissão interdistrital pela emancipação e responsável pelo acompanhamento jurídico)

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS