A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), através do Programa de Recuperação de Mata Ciliar e Coordenadoria de Educação Ambiental em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e a Secretaria Executiva Regional (SER), participou de 23 a 26 de julho da “1ª e 2ª Etapa de Ações Teóricas e Práticas” do Projeto “Verão Limpo”, que foi realizado no distrito de Fortaleza do Abunã.
De acordo com os parceiros do projeto, o objetivo é informar e preparar as comunidades ribeirinhas, para a melhoria do ambiente em que vivem a partir de uma conscientização sócio-ambiental.
Durante a realização do projeto, técnicos da Educação Ambiental conscientizaram os moradores e ensinaram noções teóricas sobre cuidados com o Meio Ambiente o uso de modo sustentável dos recursos hídricos, os malefícios causados pelas queimadas e má acomodação do lixo.
As biólogas Ana Angélica Carvalho e Anita Thomaz da Educação Ambiental realizaram o Projeto “Meio Ambiente na Arte e Cultura”, com oficinas ecológicas reutilizando garrafas pet e esclarecendo para a comunidade que o lixo gerado antes e durante os festivais de praia pode gerar renda, melhorando assim a qualidade de vida local, além da preservação ambiental.
O Programa de Recuperação de Mata Ciliar da Sedam, aliado ao Batalhão de Polícia Ambiental, vem realizando continuamente ações teóricas e práticas no que se refere à recomposição da vegetação no entorno das nascentes, córregos, igarapés e rios em todo o Estado de Rondônia.
O engenheiro florestal Alexandre Chaves Maciel e a bióloga Semíramis Maciel Ribeiro, que fazem parte do Programa de Recuperação de Mata Ciliar explanaram para os participantes do evento a importância e a função do Programa de Mata Ciliar e seus benefícios à comunidade. Em outro momento foi realizada a ação do plantio de mudas ao longo das margens de um curso d’água determinado anteriormente pelos técnicos do programa, na qual pôde contar com a participação da comunidade local, acadêmicos do curso de Biologia da Faculdade FIMCA e do Corpo de Bombeiros Militar. O Projeto Verão Limpo tem como meta abranger suas ações em outros Municípios como Guajará-Mírim, Costa Marques e Pimenteiras.