Painel Político (O restaurante do prefeito no shopping)– Alan Alex

Painel Político (O restaurante do prefeito no shopping)– Alan Alex

Painel Político (O restaurante do prefeito no shopping)– Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Presentão

O prefeito Roberto Eduardo Sobrinho deu de presente para seu filho, Bruno Sobrinho, um restaurante no Porto Velho Shopping. Quem afirma isso é  Tadeu Itajubá na versão impressa de seu Ocombatente. De acordo com a reportagem, o restaurante Richard Gourmet seria uma “lavanderia” do prefeito. A matéria questiona ainda de onde vieram os recursos para montar o restaurante. Devem ter saído do mesmo cofre onde estava o dinheiro da cobertura do prefeito.

Foto de capa

Como ilustração da matéria, Itajubá colocou uma foto que segundo ele foi retirada do Orkut do rapaz. Ele aparece bebendo algo em uma caveira, com um cigarro na mão e um boné escrito polícia. O jornal também diz que o jovem é “baladeiro de plantão”, “surfista”, e pratica o “zoroastrismo” como religião. O jornal já está nas ruas.

O que é

O zoroastrismo é uma religião monoteísta fundada na antiga Pérsia pelo profeta Zaratustra, a quem os Gregos chamavam de Zoroastro. É considerada como a primeira manifestação de um monoteísmo ético e de acordo com os historiadores da religião algumas das suas concepções religiosas viriam a influenciar o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

No limite

A população de Porto Velho está de saco cheio com as desculpas esfarrapadas de Roberto Sobrinho. Impressiona a cara de pau dele ao tentar colocar a culpa de sua incompetência administrativa nas chuvas. Quer ver um exemplo? A avenida Elias Gorayeb está fechada há mais de um ano, interditada porque a prefeitura sequer consegue fazer uma “pinguela” para quebrar o galho. São tantas obras paralisadas que a gente até perde as contas. Preferia o Camurça com seu carnaval. Pelo menos a gente tinha certeza que ia dançar.

Vaiado

E a insatisfação começa a chegar nos bairros de periferia, onde Roberto era o "queridinho". Ontem o prefeito foi vaiado, e muito, pela população da Zona Leste da Capital na frente da ministra Dilma Roussef. Ele bem que tentou disfarçar, mas não teve jeito. As vaias eram unânimes. Pede para sair Roberto.

Maquinário quebrado

O ex-secretário de Obras de Porto Velho, Edson Silveira é uma figura ímpar. Muitos detestam a pessoa, outros gostam muito. De qualquer forma, enquanto esteve à frente da secretaria, Silveira conseguia resolver alguns problemas, como os buracos, por exemplo. Depois que deixou o cargo, Marcelo Fernandes assumiu e a coisa desandou. Em conversa informal com amigos, Silveira deixou escapar que pouco antes de deixar a secretaria havia comprado três tratores novos e várias ferramentas hidráulicas, como britadeiras e outras. Dia desses, Edson descobriu que esses equipamentos não funcionam mais.

Capotada

A equipe de jornalismo do SBT que esteve em Guajará Mirim realizando uma reportagem sobre o que eles chamaram de “a nova rota do tráfico de armas no Brasil” deixou uma má impressão na cidade. Além de esculhambarem geral com a Pérola do Mamoré na sequência de três matérias ainda deram vexame na cidade. Eles capotaram um carro em frente ao hotel Jamaica, situado no centro da cidade e aparentemente estavam embrigados.  O site do SBT tem uma navegação péssima, mas na seção de vídeos você pode fazer a busca utilizando “armas” como palavra chave.

Ainda Guajará

Ontem os índios fizeram uma manifestação contra o secretário de saúde do município, Clézer Lobato, acusando-o de deixar faltar atendimento. Eles se reuniram em frente ao Hospital Regional e depois seguiram para a prefeitura, empunhando cartazes e gritando palavras de ordem. Um caminhão de som apareceu do nada para aumentar o volume da manifestação. O que chama a atenção é que índios e população em geral só reclamam de dois secretários, Clézer Lobato e José Firmo Filho. O primeiro de saúde e o segundo de finanças. Os dois também são desafetos do deputado Miguel Sena, que dizem, é o prefeito de fato da cidade. Atalíbio é prefeito de direito.

Cachimbo da paz

O secretário Clezer Lobato foi conversar com os índios e explicou que a prefeitura recebe do governo federal o valor de R$ 167 mil por mês para investir na saúde indígena. Ocorre que esse dinheiro é repassado para a ONG ASDEFAL, responsável para administrar o recurso da saúde dos índios. O Secretário se comprometeu rever o contrato, pois segundo os indígenas existem muitas falhas, inclusive, a falta de prestação de contas. Clezer Lobato disse também, que a prefeitura vai repassar, a partir do próximo mês, R$ 16 mil, que serão usados na contratação de médicos, que irão atender índios e brancos nos postos de saúde. Iniciativa, que não foi muito bem aceita. Os índios querem médicos exclusivos para eles. Na próxima segunda-feira, 22, o Secretário Municipal de Saúde vai se reunir com algumas lideranças indígenas para definir várias questões que ficaram pendentes.

Arrematando

Em Guajará Mirim vivem aproximadamente 5 mil índios de diversas etnias. Eles disseram que se o problema não for resolvido, vão utilizar os guerreiros na próxima manifestação.

Tô com medo

Abro o site da prefeitura de Porto Velho e vejo estampada a seguinte manchete: “Prefeito assina ordem de serviço para construção de viadutos”. Me dá medo isso, porque as passarelas vieram abaixo por erros de projeto. E só para arrematar, a empresa que venceu a licitação dos viadutos, CAMTER, é a mesma que fez as passarelas. Durma com um barulho desses.

Recursos

A César o que é de César. Os recursos para a construção dos viadutos, seis no total, foram conseguidos pela senadora Fátima Cleide, que há muito vinha lutando por isso. Vamos torcer para que eles saíam realmente do papel e consigam resolver, pelo menos em parte, o problema do trânsito da Capital, já que o prefeito não faz, alguém tinha que fazer.

Trabalhando

A vereadora Mariana Carvalho enviou convites para os moradores do bairro Embratel para uma reunião neste sábado, às 16 horas na igreja Sagrada Família. Ela pretende debater com a comunidade soluções e melhorias para o bairro. Achei legal a iniciativa  de Mariana e essa é a primeira vez que vejo um vereador fazer algo do gênero.

Falha nossa

Na coluna de sexta-feira entrou um comentário que não era para ter sido publicado. Na verdade tratava-se de uma brincadeira (de mau gosto, admito) sobre a saúde do vice-presidente José Alencar. A falha foi corrigida e lamento pelo ocorrido. Com o estado de saúde das pessoas não se brinca, sejam elas políticos ou não.

Prefeitura de um homem só

Alex Testoni continua administrando sem secretários. Isso mesmo. O prefeito de Ouro Preto, desde que assumiu o cargo em janeiro deste ano não nomeou nenhum secretário na prefeitura e centraliza todas as ações em seu gabinete. É Testoni quem paga, cobra, demite e contrata sozinho. Empresário de sucesso, em conversa informal, Testoni disse que não pretende nomear ninguém por enquanto, “se eu consigo administrar minhas empresas só, porque não vou conseguir gerenciar uma prefeitura?”. Sobrinho deveria fazer um estágio com Alex Testoni.

Apenas apanhei a beira-mar

Então. Fontes seguras afirmam que Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar será um dos ilustres hóspedes do novo presídio federal em Porto Velho. Outro ilustre hóspede será Marcos Willians Herbas Camacho, chefão do Primeiro Comando da Capital, o PCC, mais conhecido como Marcola. A idéia é afasta-los o máximo possível de suas cidades. O problema  é a turma que vem junto.

Explico

Já comentei isso anteriormente. Junto com os chefões, vêm os soldados, que ficam próximos para dar suporte. Como a cidade está em expansão, vai ser fácil essa turma passar desapercebida.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS