IDARON prorroga vacinação contra Febre Aftosa

IDARON prorroga vacinação contra Febre Aftosa

IDARON prorroga vacinação contra Febre Aftosa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na manhã desta segunda-feira (18), foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a portaria que prorroga a vacinação contra Febre Aftosa nos 52 municípios de Rondônia. O motivo foram as abundantes chuvas que caíram em todo o território rondoniense, principalmente, na região norte do estado. “Inicialmente, nossa previsão era de que não haveria prorrogação da imunização de bovinos e bubalinos. Mas, muitos pecuaristas e associações entraram em contato conosco e disseram que não haveria condições de vacinar os animais em tempo hábil. Então, entramos em contato com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e houve a autorização para que fizéssemos a mudança”, disse Augustinho Pastore, presidente da Idaron.
O novo prazo para a vacinação é até o dia 25 de maio (segunda-feira) e a declaração da imunização foi modificada para o dia 01 de junho. “Infelizmente, tivemos áreas até alagadas. Outras, devido as chuvas, ficaram inacessíveis, já que muitas estradas vicinais ficam em péssimas condições. Mas, com o verão chegando, acredito que estas datas serão suficientes para obtermos a meta de vacinar 100% do rebanho rondoniense”, afirmou Pastore.
De acordo com números parciais da Idaron e da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RO), já foram declaradas mais de 4 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos vacinadas. Mas este índice deve crescer com a mudança de datas feita pela Idaron. “Acredito que este número seja elevado rapidamente, pois já chegaram ao estado mais de 10 milhões de doses da vacina contra a Febre Aftosa. Com esta modificação feita por nós, nossa meta vai ser alcançada. O produtor que já vacinou pode ficar tranquilo”, disse Leandro dos Santos, diretor técnico da Idaron.
Mais sobre a vacinação
Caso os pecuaristas não vacinem ou comprovem a imunização contra a febre aftosa, estão sujeitos a multas de 100 reais, em média, por animal. Também vão arcar com custos feitos com a imunização acompanhada, feita por técnicos da Idaron, como deslocamento e compra de vacinas.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS