Capital faz festa na abertura dos Jogos Escolares fase Metropolitana

Capital faz festa na abertura dos Jogos Escolares fase Metropolitana

Capital faz festa na abertura dos Jogos Escolares fase Metropolitana

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Consolidados no calendário do Estado, os Jogos Escolares de Rondônia (Joer) foram abertos na noite desta quarta-feira (13), em Porto Velho, em sua fase Metropolitana, sob forte emoção dos alunos atletas, comissão organizadora da Representação de Ensino e Coordenadoria de Esporte e Cultura da Secretaria de Estado da Educação (CEC\Seduc) e, principalmente, da secretária Marli Cahulla e do vice-governador,   João Cahulla, na ocasião governador em exercício, em função da viagem internacional do governador Ivo Cassol, principal incentivador da competição. A solenidade aconteceu no ginásio de esportes Cláudio Coutinho, especialmente preparado para a grande festa, depois de ter ficado alguns meses ocupado com materiais e equipamentos que estão sendo distribuídos para as escolas pela administração estadual.

Promovidos pelo Governo do Estado, por meio da REN/CEC/Seduc, os jogos mobilizam mais de 100 mil alunos em suas diversas fases, conforme explicou a secretária Marli Cahulla, começando em março com a fase interclasse, seguida das municipais, regionais e a estadual, que seleciona as melhores equipes para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares, antigos JEBs.

Depois da entrada das Delegações, o momento mais emocionante foi quando as luzes foram apagadas para a aluna atleta de futsal, Geicilane Freitas Alves, da escola estadual João Bento da Costa, entrar com a tocha olímpica, antecedida pela evolução alegórica promovida pelo público com as luzes dos celulares. Geicilane é um dos destaques do futsal e do futebol de campo no Estado, foi eleita a melhor ala direita do futsal nas Olimpíadas Escolares 2008, em João Pessoa (PB), e a única da região Norte beneficiada pela Bolsa Atleta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Já em 2009 ficou em 3º lugar na Taça Brasil de Clubes Campeões. O juramento foi feito pelo aluno da escola estadual Barão do Solimões, Danilo Rodrigues Monteiro da Costa, vice-campeão do Joer 2005 e 2008 na modalidade basquetebol e campeão em 2007.

Ao abrir oficialmente o Joer 2009 na Capital, a secretária Marli destacou a preocupação em cumprir o calendário, para que os alunos de Rondônia não fiquem em desvantagem em relação aos de outros Estados, e lembrou que a competição deve ocorrer de forma saudável, com cada aluno atleta respeitando a equipe adversária, considerando que deve sempre prevalecer o espírito esportivo. O governador em exercício, João Cahulla, fez questão de citar várias vezes o empenho do governador Ivo Cassol “responsável pela consolidação dos jogos escolares”, por acreditar que se trata de importante ferramenta pedagógica, capaz de auxiliar na melhoria do desempenho dos alunos na sala de aula, levando-se em conta o intercâmbio cultural e de informações durante as competições, sobretudo quando os jogos acontecem fora de seus municípios ou Estados, como é o caso das Olimpíadas Escolares, que serão realizadas novamente em Poços de Caldas (MG), em sua fase infantil, de 10 a 20 de setembro; e pela primeira vez em Londrina e Maringá (PR), na fase juvenil, de 5 a 15 de novembro.

Conforme o coordenador geral, Vanderlei Ferreira, a fase Metropolitana do Joer segue até o próximo dia 30 no ginásio e em quadras de 11 escolas da capital, envolvendo 1.900 alunos, de ambos os sexos, de 47 instituições da rede estadual, duas municipais e nove particulares, em 14 modalidades, que são: basquetebol, futsal, futebol de campo, handebol, voleibol, vôlei de areia, atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa e xadrez.

A abertura teve ainda como atrações os campeões do Joer 2008, nas modalidades basquetebol (Colégio Dom Bosco), voleibol (Instituto de Educação Estadual Carmela Dutra), futsal (Escolas Estaduais Capitão Cláudio Manoel da Costa, Carmela Dutra e João Bento da Costa), handebol (Escolas Estaduais Castelo Branco e Marcelo Cândia) e Colégio Classe “A”, além de futebol de campo (Escola Estadual Daniel Néri).

Os jogos escolares são uma iniciativa da administração estadual, que tem por objetivo a promoção da inclusão social, bem como, complementar a educação pedagógica nas escolas públicas e particulares. Desde 1974 eles reúnem crianças e adolescentes numa competição saudável e interativa, oportunizando intercâmbio cultural e o aprimoramento à formação dos alunos/atletas.

A coordenadora de Esporte e Cultura da Seduc, Márcia Cassol, garantiu que, por determinação do governador e da secretária Marli, o Joer está acontecendo dentro do cronograma previsto, começando pela fase Interclasse (março/abril), Municipal (maio), chegando à Regional do Guaporé (4 a 10 de maio), em Costa Marques; Metropolitana de Porto Velho (13 a 30); Norte (16 a 22), em Ariquemes; Parecis (21 a 25), em Buritis; Cone Sul e Zona da Mata (30 de maio a 7 de junho), em Colorado do Oeste e Rolim de Moura, respectivamente; Mamoré (4 a 10 de junho), em Guajará-Mirim; Centro (8 a 14 de junho), em Pimenta Bueno; Noroeste (12 a 18 de junho), em Jaru; e Regional Centro-Oeste (16 a 22), em Ouro Preto do Oeste. A final infantil será realizada de 3 a 12 de julho, em Porto Velho, enquanto a juvenil acontecerá de 14 a 22 de agosto, em Ji-Paraná.

O encerramento ocorreu com o professor José Carlos Paim cantando o hino "Vencendo Limites", seguido do grupo de dança do Sesi Liberte e Dance com a coreografia "As Gatas", sob orientação da professora Rita Nascimento.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS