DANIEL O. PAIXÃO (AGÊNCIA ANAP - CACOAL) - Um convênio do qual são signatários o Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Cacoal (SAAEC) e o Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (CERNIC) benificia aproximadamente 210 portadores de necessidades especiais. O programa, segundo o diretor financeiro do SAAEC, José Pereira das Neves faz parte da filosofia da autarquia em cumprir a sua responsabilidade social. "Atualmente, a intervenção dos diversos atores sociais exige das organizações uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo. A questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos. É importante ressaltar que a responsabilidade social é, ainda, um processo em crescimento em vários países do mundo e, principalmente, no Brasil", disse. Os outros membros da diretoria do SAAE, como o diretor administrativo Jonadabe da Silva Lima e a Chefe de Auditoria, Maria Simões, também compartilham dessa mesma visão e estão estudando inclusive outros projetos nesse âmbito. Outra iniciativa do gênero foi a recente assinatura de convênio com a ABISAI. A entidade, fundada em 2006 pelas Igrejas Batistas de Cacoal (Batista Nacional, Batista Nova Aliança, Batista Nova Aliança e 1ª Igreja Batista), é um centro de recuperação que atua no tratamento de dependentes químicos, com destacada atuação social.
Repasses ao CERNIC
Os repasses ao CERNIC são feitos com regularidade pelo SAAE e são uma importante fonte de receita com a qual a entidade pode contar e é extremamente útilno atendimento às despesas diárias da entidade com atendimento à sua clientela. De acordo com a vice-diretora Sônia Favero, com quem a nossa reportagem teve a oportunidade de conversar por telefone, o CERNIC desenvolve importantes atividades com crianças, jovens e adultos e possui profissionais altamente qualificados nas áres de fisioterapia, fonoaudiologia,psicologia, hidroterapia, além de destacada atuação em programas de qualificação profissional específica para essa clientela, dando ao portador de necessidades especiais a oportunidade de inclusão no mercado de trabalho, visto que são pessoas que também estão aptas para o desenvolvimento de várias atividades laborais. "Nossos profissionais trabalham na capacitação técnica de jovens e adultos, dando-lhes oportunidades de mostrar todo o seu potencial para o trabalho", disse.
O CERNIC tem como presidente do Sr. Valtencis Kaiser, como diretora Nalzira de Fátima, vice-diretora, Sônia Favero, além de outros destacados membros que atuam diariamente para que a entidade se fortaleça cada vez mais e possa se orgulhar de sua condição de referência em Rondônia em sua área de atuação.
Apoio comunitário
Tanto os dirigentes do SAAE, quanto os diretores do CERNIC ressaltam o espírito solidário da população de Cacoal que ao autorizar a doação de valores que vão de R$ 1,00 a R$ 3,00 reais descontados diretamente em conta de água também estão exercendo a sua responsabilidade social e cumprimento com um dos mandamentos do cristianismo que é "ajudar aos que precisam de forma desinteressada", pois fazendo assim estamos cumprindo os desígnios de Deus de vivermos em harmonia familiar, visto que do ponto de vista universal somos todos parte de uma grande família. Quem ainda não autorizou essa doação ao CERNIC pode requerer sua inclusão na lista de doadores diretamente no SAAE ou entrando em contato com o CERNIC.