Governo garante qualificação para ensino indígena

Governo garante qualificação para ensino indígena

Governo garante qualificação para ensino indígena

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Teve início nesta segunda-feira (16) e segue até o próximo dia 28, no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, mais um curso de formação de professores, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc). Trata-se da formação em gestão para os professores que atuam na coordenação e acompanhamento didático pedagógico no ensino fundamental das escolas indígenas.

O curso, que é coordenado pelo Núcleo de Educação Escolar Indígena da Seduc, tem como proposta discutir ações que contribuam com a melhoria do ensino para as etnias, atendendo aos professores indígenas ou não indígenas que trabalham diretamente com esses povos na rede estadual.

De acordo com o chefe do Núcleo, Magno Andrade, o curso conta com a participação de cerca de 88 técnicos das Representações de Ensino da Seduc e áreas indígenas e era um dos mais esperados pelos técnicos para que o ensino direcionado aos vários povos indígenas de Rondônia acompanhasse o processo de evolução da educação verificado em todo o Estado nos últimos anos. “Vale salientar, que a educação escolar indígena de Rondônia apresenta um histórico recente. Por isso, há necessidade de qualificar os professores com a formação específica, aperfeiçoando as técnicas para que as atividades sejam desenvolvidas a contento, respeitando-se as especificidades culturais das populações indígenas”, observou Magno Andrade.

Ao representar a secretária Marli Cahulla na abertura do evento, o adjunto da Seduc, Pascoal de Aguiar, salientou que, por estar em processo de construção, a educação estadual depende do esforço de cada um, em atendimento ao apelo feito pelo MEC ao Conselho Acional de Secretários da Educação (Consed), em 1997, para que todas as esferas governamentais (Federal, Estadual e Municipal) trabalhem em conjunto para a efetiva melhoria da educação brasileira. “São muitas as dificuldades. Mas, aos poucos estamos trilhando caminhos que já apresentam resultados satisfatórios”, disse Pascoal, observando que a educação indígena é amparada na Lei de Diretrizes e Base (LDB) e na Constituição Federal, em seu artigo 210.

A formação em gestão é ministrada pelos professores-doutores, Domingos Nobre, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Wilmar D’Angelis, da Universidade Estadual de Campinas (SP); e Juracilda Veiga, da Fundação Nacional do índio (Funai).

 

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS