Começam inscrições para escolas solidárias em todo o País

Começam inscrições para escolas solidárias em todo o País

Começam inscrições para escolas solidárias em todo o País

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Reconhecer e fortalecer a escola como núcleo de cidadania em sua própria comunidade, propiciar a troca de experiências e articulações entre escolas solidárias, incentivar a prática do voluntariado educativo como ferramenta formativa, bem como, qualificar a formação integral dos alunos. Esses são alguns dos objetivos do Selo Escola Solidária, criado em 2003 pela ONG Instituto Faça Parte em parceria com o MEC, Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Umdime) e Unesco, realizado a cada dois anos pelas secretarias estaduais e municipais da Educação para identificar e reconhecer as ações e projetos de voluntariados educativos desenvolvidos por escolas da educação básica em todo o país.

A edição 2009 do projeto foi lançada em Rondônia na manhã desta terça-feira (10) na escola Estudo e Trabalho, em Porto Velho, com a presença da coordenadora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação, Irany Freire, representando a secretária Marli Cahulla. A coordenadora destacou a importância dessas ações para o desenvolvimento dos alunos na parte psicopedagógica e social, pois contribui para a melhoria do relacionamento entre eles e desempenho na sala de aula atendendo às diretrizes da administração estadual de garantir ensino público e de qualidade em todas as 400 unidades educacionais da rede estadual.

De acordo com a coordenadora estadual do Selo Solidário, Rosilda Shockness, osgestores podem inscrever suas escolas até o dia 31 de maio pelo site: www.facaparte.org.br, onde deverão responder a um questionário de auto-avaliação sobre as práticas socioeducativas que suas escolas desenvolvem, relatando um projeto de voluntariado educativo que esteja em andamento. “Todas as experiências serão analisadas considerando a coerência do projeto apresentado com o conceito de voluntariado educativo, os resultados pedagógicos e sociais alcançados, a importância da atividade para os participantes e para o público atendido e a relação do projeto com a evolução da aprendizagem dos alunos”, explicou Rosilda.

Em suas três edições, o Selo Escola Solidária identificou e reconheceu mais de 20 mil escolas públicas e particulares de todo o Brasil, que promovem a prática do voluntariado educativo e, com isso, tem contribuído para melhoria da qualidade da educação.

Na edição de 2007, foram certificadas 22 escolas em Porto Velho, que são a João Bento da Costa, 21 de Abril, Capitão Cláudio Manoel da Costa, Dom Pedro I, Daniel Néri, Marcelo Cândia, Franklin Roosevelt, Petrônio Barcelos, Juscelino Kubitschek, Mariana, Murilo Braga, Eloísa Bentes, Flora Calheiros, São Luiz, Barão do Solimões, John Kennedy, José Otino de Freitas, Marcos Freire, Tancredo Neves, Risoleta Neves, Casa de Davi e Carmela Dutra.

Além de Irany Freire, participaram da solenidade a gerente de Educação da Seduc, Sônia Casimiro; gerente de Projetos Especiais, Maranei Rohers Penha; além de diretores de escolas, técnicos da Seduc e Isabel Piveta, coordenadora do Amigo da Escola, que se complementa com o Escola Solidária.

 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS