Agentes do PACS têm palestra sobre Gagueira

Agentes do PACS têm palestra sobre Gagueira

Agentes do PACS têm palestra sobre Gagueira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Para que os funcionários do Programa de Agentes Comunitários de Saúde de Vilhena adquiram mais informações sobre a educação em saúde, a prefeitura realiza todas as últimas quartas-feiras de cada mês, palestras com temas variados. As atividades são promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
 
Com uma hora de duração, a palestra desta quarta-feira, 29, foi realizada no auditório municipal e ministrada pelo fonoaudiólogo Marcos de Moraes Rosa - profissional da Educação do município - que trabalha justamente a fonoaudiologia com as crianças das escolas municipais. Explorando o uso de slides, ele falou sobre a gagueira, os sintomas, o desenvolvimento e tratamento, bem como, enfocou a necessidade de um encaminhamento precoce nos casos de observação de alguma criança disfluente.
 
Gagueira involuntária - Os agentes aprenderam, entre outras coisas, que “gagueira não é brincadeira, tem tratamento” - slogan do Ministério da Saúde. Os assuntos variados abordados por especialistas – conforme disse o prefeito Marlon Donadon – alertam e esclarecem aos agentes sobre cada patologia. “O conhecimento é acrescido ao agente de Saúde que fica mais preparado para transmitir à comunidade”, argumentou.
 
Segundo o fonoaudiólogo, quando a gagueira é involuntária, a pessoa gagueja, mas não porque quer. É uma patologia que acarreta problemas psicológicos porque, em muitos casos, a pessoa, por vergonha, se isola. Porém, existe tratamento.
 
Tratamento – Ainda segundo o fonoaudiólogo, durante o tratamento, exercita-se o relaxamento muscular e trabalha-se a respiração e a oratória. A gagueira ultrapassa do fisiológico ao psíquico, quando a questão é cerebral, de nascimento. 
 
O que é gagueira – Conforme especialista, a gagueira é um distúrbio na fluência e na temporalização da fala. A fluência refere-se à suavidade, facilidade, falta de esforço com que sons, sílabas, palavras e frases são ligados durante a fala. Para uma pessoa que gagueja, a produção da fala é uma atividade trabalhosa, não sendo automática a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases como é para uma pessoa considerada normal. A temporalização é o tempo de execução dos sons, sílabas, palavras e frases. Cada som da fala possui um tempo usual para ser dito. O que acontece na fala gaguejada é que alguns sons são pronunciados em um tempo maior que o habitual.
 
Sintomas - Os sintomas externos produzidos pela gagueira na fala de alguém podem ser listados da seguinte forma: Repetição de sons e sílabas, sintoma da dificuldade de ligar os elementos na fala. Ocasionalmente, essas disfluências também ocorrem na fala dos falantes fluentes, mas aparecem em menor número, sem tensão ou movimentos associados e, principalmente, são seguidos de pronta recuperação da fluência.
 
Causa - Não existe uma única causa. A gagueira é encarada atualmente como um distúrbio causado por vários fatores. Existe o fator genético, que geralmente faz com que mais de um membro de uma mesma família seja afetado. O fator orgânico que se refere às situações onde o cérebro da criança foi agredido (por exemplo, partos muito demorados podem causar uma diminuição momentânea da oxigenação do cérebro do bebê e isso pode estar ligado ao aparecimento da gagueira no futuro). Existe o fator social, o qual pode ser favorável ao aparecimento da gagueira quando o ambiente familiar ou escolar é muito agitado, quando as pessoas falam muito rápido ou com uma complexidade lingüística muito maior do que é adequada à idade da criança. Por fim, há o fator psicológico que pode fazer com a pessoa tenha insegurança ou medo na hora de falar; é importante deixar claro que alguns sintomas psicológicos são causa e outros são conseqüências da gagueira.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS