Fiscais da Agência de Defesa Sanitária e Animal (Idaron) apreenderam no início desta semana, no município de Vilhena, um lote de 41 caixas de vacina para animais ruminantes eqüinos. Parte da carga proveniente de Cuiabá, no Mato Grosso, apresentou irregularidades na temperatura de conservação, que deve estar rigorosamente entre 2° e 8°C. A irregularidade foi verificada no momento em que o veiculo parou para a troca de gelo.
O controle de temperatura é um trabalho de rotina dos fiscais do Posto de Fiscalização Portal da Amazônia, na divisa entre Rondônia e Mato Grosso, em Vilhena, como confirma o presidente do Idaron, Augustinho Pastore. “A fiscalização rigorosa é para evitar que adentre ao estado de Rondônia materiais que possam causar danos a saúde dos animais. Além do trabalho de fiscalização, o Idaron apóia os produtores em relação à aquisição de medicamentos de qualidade, com temperatura de conservação em conformidade com a legislação”, explicou.
A notícia da apreensão foi recebida com entusiasmo pelo governador Ivo Cassol, destacando o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Idaron e os técnicos do órgão no combate as irregularidades e a preservação da saúde dos animais. “A preservação da saúde dos nossos rebanhos é de fundamental importância para economia do estado. A cada ano Rondônia bate recordes de exportação de carne e, por isso, é prioridade da nossa administração o rígido controle sanitário animal, seja do gado ou de outros animais igualmente importante a economia. Estamos trilhando o caminho certo”, concluiu.
As vacinas mal conservadas foram imediatamente recolhidas pelos técnicos do Idaron e no prazo legal serão devidamente destruídas. As 124.990 mil doses apreendidas seriam comercializadas em vários municípios do estado.