ARTIGO - Com o Chapéu Alheio : Por Valdemir Caldas

ARTIGO - Com o Chapéu Alheio : Por Valdemir Caldas

 ARTIGO -  Com o Chapéu Alheio : Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Poucos dias se passaram desde que a 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho concedeu liminar vetando o deputado estadual Chico Paraíba, escolhido por seus pares, para ocupar uma cadeira no Tribunal de Contas do Estado, um novo escândalo envolve a Assembléia Legislativa de Rondônia. Agora, é o presidente da Casa, deputado Neodi de Oliveira, que é acusado de queimar mais de trezentos e quarenta mil reais, com doações a associações rurais e distribuição de mimos a eventos os mais variados, segundo noticia veiculada no jornal eletrônico Tudorondonia. A sociedade parece já ficar na expectativa de que, a cada semana, nova trapalhada aconteça, envolvendo aquele poder ou alguns dos seus membros. Ao tempo em que o deputado Carlão de Oliveira era presidente da ALE, atribuiu-se a ele um cipoal de bandalheiras, capaz de fazer o diabo de se benzer. Não faltou quem se encarregasse de agravar as eventuais mazelas. As trapalhadas que envolveram o ex-presidente do Poder Legislativo, com freqüência cavalar, também seriam um retrato das dificuldades que marcam a atual administração, conquanto não com a mesma intensidade. Há os que vêem nelas simples ausência de know-how político, frequentemente desembocando no sorvedouro da incompetência administrativa. Os céticos, no entanto, garantem não haver muita diferença entre ontem e hoje. É que o discurso moralizador, supostamente fundado na necessidade de resgatar a credibilidade da ALE e na consolidação democrática e amadurecimento político dos cidadãos, não passa de engodo. Verdade ou não, o que tem revelado setores da mídia a respeito de certos parlamentares, é o absoluto desprezo pelo povo e por regras de conduta em geral seguidas em outras latitudes, não raro citadas como exemplos a serem imitados. Deplora-se, sob todos os aspectos, que a experiência nefasta do passado ainda inspire certas condutas. Só isso poderia explicar acordos de última hora, arranjos inesperados, votações na calada da noite, propostas indecentes e o desejo de um quadro que em nada ajuda à consolidação democrática ou ao amadurecimento político do povo rondoniense. Ouvem-se, aqui e acolá, discursos recheados com tintas de cidadania e intenções moralizadoras, proferidos por políticos e dirigentes públicos, mas a realidade está muito distante disso. No entanto, o que se tem acompanhando é exatamente o contrário. A cada movimento no xadrez político, percebe-se o afã incansável de apropriar-se da máquina pública, para objetivos que jamais são tornados suficientemente claro. Até porque é mais fácil acenar com o chapéu alheio.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS