Depois de uma passeata que mobilizou acadêmicos da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) pelas principais vias do centro de Porto Velho, na última quinta-feira (11), protestando contra a falta de estrutura de alguns cursos no campus, foi acertado entre representantes do comando de greve com a reitoria uma reunião na sexta-feira (12) para que fosse colocada em pauta uma série de reivindicações feitas pelo corpo discente.
O reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Januário Amaral, disse para a reportagem do Rondoniaovivo.com que a reunião entre a reitoria e a comissão dos grevistas que aconteceu no campus da UNIR teve início as 09h00 e foi até pouco mais de 21h00 de sexta, com 50 minutos de intervalo para almoço.
Para Januário tudo ficou esclarecido a respeito da pauta de reivindicação dos grevistas. “Nunca na minha vida participei de uma reunião de 13h de duração, foi muito bom ter, pois discutimos sobre tudo, experiência única. Agora vamos dar início a uma nova caminhada”, disse o reitor muito otimista com a reunião.
MINIMIZANDO OS PROBLEMAS
Para minimizar os tais problemas que a universidade vinha passando com relação a falta de professores, Januário informou que serão contratados professores o mais breve possível para os cursos de Biologia, Física, Engenharia Elétrica, Pedagogia e Ciência sociais, porém os outros curso que estão sem e não foram citados também será solucionada a falta de professores.
Nesta semana a questão dos bebedouros e iluminação do campus será resolvida e as demais como reformas das salas de aulas, pintura e construção serão desenvolvidas por meio de processo licitatório.
AJUSTES
Em contato com o coordenador-geral do DCE, Ricardo Santos de Abreu, faltam ainda os últimos ajustes no documento de reivindicação da comissão de greve, que na manhã desta segunda-feira (15) estava em plena assembléia no departamento para formular cláusulas no documento que será enviada para a reitoria ainda no final desta tarde.