Ji-Paraná raliza mutirão de vacinação neste sábado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com objetivo de alcançar a meta de 40 mil pessoas á secretaria de saúde de Ji-Paraná, realiza neste sábado (30) um mutirão de vacinação contra a Rubéola. A informação foi prestada pelo secretário, Orlando Ramires na manha de ontem em coletiva a imprensa. Da meta de 40 mil pessoas que deveriam ter sido vacinadas no dia seis de julho, pouco mais de 20 mil procuraram os postos de vacinação. A vacinação é considerada o Dia "D" contra a doença.
De acordo com dados fornecidos pela Semsau, Das 40.835 pessoas que deverão ser imunizadas, 20.700 munícipes foram vacinados contra a rubéola, correspondendo a 50,69%, sendo desse total 11.676 mulheres já protegidas contra a rubéola. "Os homens ainda resistem à vacinação", afirmou Orlando Ramires.
Ainda de acordo com as estatísticas, o homem é o grande hospedeiro da rubéola. Caso a mulher esteja saudável e fique grávida de um homem contaminado pela doença, a criança poderá nascer com uma série de problemas de saúde acarretados pela rubéola.
Pontos de vacinação
De acordo com o departamento de epidemiologia da secretaria de saúde, serão colocados neste sábado 30 postos de vacinação no Dia "D" montados em postos de saúde, escolas municipais e estaduais, supermercados.
Mesmo após campanha deste sábado, a vacinação segue até 12 de setembro em todos os centros de saúde. "Os cidadãos devem ir aos postos de vacinação, munidos de cartão de vacinação e RG. Homens e mulheres de 20 a 39 anos precisam ser vacinados, exceto mulheres que estejam grávidas", alertou Edenite Barroso, diretora do departamento de epidemiologia.
Casos suspeitos
Em Ji-Paraná, secretaria de saúde afirmou já ter 19 casos de suspeita de Rubéola já estão em análise laboratorial. Rondônia detém à maior porcentagem de vacinação contra a rubéola na região Norte.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!