Projeto Piloto de Telessaúde será implantado em Vilhena
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Vilhena foi escolhida entre os 52 municípios do Estado de Rondônia para a implantação do “Projeto Piloto de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica no Brasil”, do Ministério da Saúde (MS). No próximo dia 18, o secretário municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro irá a Manaus (AM) para receber parte dos equipamentos e orientações quanto à implantação do plano.
O objetivo do MS é criar uma infra-estrutura de informática e de telecomunicação à distância para o desenvolvimento contínuo dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e, através de multimeios, formar uma rede de instituições para o desenvolvimento de material de teleducação, sistematizar processos de educação em saúde, desenvolver programas de capacitação e promover a inclusão digital dos profissionais da Atenção Básica. O projeto piloto possibilita também estruturar o sistema de consultoria e segunda opinião educacional, prover acesso à rede de fontes de informação para subsidiar processo de decisão clínica, formação e gestão, promover integração entre profissionais das ESF e os gestores do Sistema Único de Saúde (MS) e integração academia-serviço.
Melhoria - Implantada em vários municípios do país, a iniciativa busca a melhoria da qualidade no atendimento da Atenção Básica do SUS, por meio da qualificação das equipes da ESF, usando a tecnologia para a teleducação e a telessaúde. Desta forma, disse Carneiro, pretende-se alcançar resultados positivos na resolubilidade do nível primário do atendimento em saúde do SUS e, conseqüentemente, na saúde da população.
Vantagens - Para o prefeito Marlon Donadon, os benefícios serão inúmeros com o acesso dos servidores da Saúde ao conhecimento especializado, teleconferências, processo de educação permanente, discussões entre as equipes, teleconsulta e telediagnóstico. A idéia é reforçada, segundo o prefeito, pelo fato do Ministério da Saúde incentivar a melhoria no atendimento às populações das regiões mais carentes que não têm acesso regular ao atendimento médico especializado. Outro ponto favorável do projeto é estimular a fixação de profissionais em locais remotos.
Em contrapartida, a prefeitura disponibilizará um espaço apropriado para a instalação do mobiliário adequado e técnico responsável para a manutenção dos equipamentos.
Projeto – O “Projeto Piloto Nacional de Telessaúde em Apoio à Atenção Básica no Brasil” abrange, no primeiro momento, nove estados brasileiros: Amazonas, Ceará, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul e envolve também Universidades públicas federais e estaduais.
Com o desdobramento das ações foi elaborado um projeto piloto que prioriza os municípios de fronteira nos estados do Acre (Cruzeiro do Sul), Amapá (Oiapoque), Rondônia (Vilhena) e Roraima (Caracaraí).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!