No formato de extensão universitária permanente, foi implantado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Porto Velho, em Rondônia, com o apoio do SEBRAE o Centro de Mediação de Conflitos Empresariais, que prestará serviços comunitários a empresas de micro e pequeno porte e a empreendedores de empresas informais.
Num primeiro estágio, será feito um diagnóstico em que os alunos da Ulbra atenderão no Sebrae a partir do dia 13 de agosto, aos micro e pequenos empresários e empresários informais às terças e quintas-feiras, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h para que eles possam ser encaminhados à Ulbra com data e horário definidos para resolução de conflitos via mediação.
O novo serviço é fruto de parceria entre a universidade e o Sebrae em Rondônia.
A mediação será feita por professores dos cursos de direito, administração de empresas e psicologia, que acompanharão os alunos, que atuarão como co-mediadores nos processos.
O objetivo do convênio é criar a cultura da paz demonstrando ser possível e viável o método alternativo de resolução de conflito via mediação. “Aos acadêmicos será possível praticar as técnicas de mediação empregada teoricamente nos cursos, quebrando paradigma da resolução de conflitos via litígio”, informa Liliane Cougo Dionisio, da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae.
A proposta é oportuna também por materializar um dos benefícios propostos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, do acesso à justiça.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Sebrae capacita 71 empresários através do Empretec
*
Artesanato ganha feirão permanente em Ji-Paraná