O problema da falta de professores na escola Vanda da Silva Pinto, no bairro Santa Luzia, não é recente e tornou-se tão grave que no ano passado alguns alunos chegaram ao final do ano letivo sem cumprir a carga horária necessária, mas mesmo assim passaram de ano.
A confirmação foi feita pela coordenadora pedagógica, Jane Sidney. Ela disse que não fazia parte da equipe da escola naquele período, mas assim que chegou à instituição e verificou a situação encaminhou ofício à Secretaria Estadual de Educação solicitando a instauração de sindicância para esclarecer como foram lançadas as notas dos alunos que passaram boa parte do ano sem aula.
“Já encaminhamos dois ofícios para a Secretaria de Educação. O primeiro foi encaminhado ao Departamento de Educação Básica e o outro direto para a Auditoria da Secretaria, mas até o momento não tivemos retorno”, afirmou.
Para Jane, esse fato deve ser esclarecido, pois ela disse que não sabe explicar qual a situação desses alunos hoje. “Não estávamos aqui no ano passado e não sabemos como as coisas foram conduzidas. O que sabemos é que alunos que tiveram problema com a falta de professores receberam nota e foram aprovados no final do ano”, ressaltou.
Ela disse que sua maior preocupação é com a qualidade da educação oferecida pela escola, pois disso depende a boa formação dos alunos. “Não queremos ver a nossa educação com índices tão ruins como vem acontecendo nos últimos anos. Pelo contrário, gostaríamos de ser manchetes positivas, pois toda a sociedade sairia ganhando com isso”, afirmou.