Unir implanta projeto de inclusão para deficientes físicos, cegos e surdos

Unir implanta projeto de inclusão para deficientes físicos, cegos e surdos

Unir implanta projeto de inclusão para deficientes físicos, cegos e surdos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na próxima quinta-feira (03), às 10h, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) inaugura o Centro de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais (Capnes), o primeiro do estado de Rondônia em uma instituição de ensino superior (IES). Localizado no Campus “José Ribeiro Filho” da Unir em Porto Velho, junto à Biblioteca Central, o objetivo do Capnes é promover a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais (auditivas, motoras, visuais etc.) nas diferentes esferas da universidade, garantindo-lhes o acesso à educação superior. Segundo a diretora da Biblioteca Central, Mônica Regina Peres, que foi responsável pela coordenação e execução do projeto na Unir, o Capnes conta com equipamentos específicos para acessibilidade. “Hoje a biblioteca da Unir possui livros, teclados e impressoras para Braille, computadores com scanners e programas que traduzem as folhas escaneadas em forma audível para a utilização com fones de ouvidos”, explica. “Já os portadores de baixa visão contam também com impressoras jato de tinta, que facilitam a leitura dos usuários, por imprimir em fontes aumentadas”, afirma Mônica. Em relação à infra-estrutura, o prédio da Biblioteca Central, que já contava com rampas de acesso, agora tem também barras de apoio instaladas nos banheiros e para o segundo semestre deste ano está prevista a instalação de um elevador. Mônica destaca que, agora, “a falta de visão, audição ou movimentos não será mais uma barreira para quem sonha concluir o nível superior e construir uma carreira”. Além de adquirir equipamentos para acessibilidade e adequar sua infra-estrutura, a Unir também ofereceu a professores e técnicos treinamento em língua Libras e em Braille. “Contamos com docentes, bibliotecários e assistentes com alta capacidade em língua de Libras, para surdos, e em Braille, para cegos”, diz a diretora da Biblioteca. “Todos os colaboradores que atuam neste projeto da UNIR, estão capacitados e orientados para atender com respeito, dedicação e igualdade a qualquer portador de necessidades físicas ou sensoriais”, finaliza.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS