O Ministério da Saúde informou hoje (28) que, no Brasil, circulam no Brasil três dos quatro tipos de vírus da dengue: os tipos 1, 2 e 3. Segundo nota técnica do ministério, em outubro de 2007, a Secretaria de Vigilância em Saúde foi notificada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Estado do Amazonas sobre a existência de casos confirmados de dengue tipo 4 em Manaus.
Diante da notificação, foi realizada uma investigação laboratorial em amostras de sangue dos três pacientes, e também naquelas de outros 11 pacientes também suspeitos de ter contraído a doença a partir do contágio com o vírus tipo 4.
Das 14 amostras dos exames originais, foram recuperadas nove, que passaram por nova análise. Também foram coletadas novas amostras dos pacientes, em novembro de 2007, e submetidas a testes de soroneutralização, técnica que permite a detecção retrospectiva de anticorpos específicos para os quatro sorotipos do vírus da dengue. “Em nenhuma das amostras testadas houve confirmação de títulos de anticorpos para o tipo 4”, diz a nota.
Mesmo assim, três unidades sentinelas para isolamento viral foram implantadas no município de Manaus com o objetivo de monitorar a circulação viral na região, sem nenhuma detecção do tipo 4 até o presente momento, informa a nota. Caso o vírus tipo 4 tivesse efetivamente presente na população de Manaus, acrescenta a nota do ministério, a situação epidemiológica seria muito diferente da verificada atualmente, ou seja, haveria uma transmissão com predominância desse tipo, o que não ocorre.
*
VEJA TAMBÉM:
*
Câmara realiza sabatina com secretário Sid Orleans para prestação de contas
*
Paciente em condições debilitadas morre em Porto Velho após suspeita de dengue hemorrágica