CJF promove nesta segunda (26) o II Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação da Justiça Federal
*O Conselho da Justiça Federal (CJF), por intermédio de seu Centro de Estudos Judiciários (CEJ), e com o apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), promove o II Encontro Nacional dos Assessores de Comunicação da Justiça Federal. O objetivo é estimular a integração entre as assessorias de comunicação dos diferentes órgãos da Justiça Federal, além de propiciar a troca de experiências e a qualificação profissional dos jornalistas que atuam nessas unidades. O evento acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sala de conferências do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília-DF.
*Com as informações reunidas durante o levantamento realizado junto às assessorias de comunicação da Justiça Federal, por ocasião do I Encontro, realizado em março de 2006, na sede do Tribunal Regional Federal da 5a Região, em Recife (PE), o CJF neste segundo encontro atende especificamente às demandas identificadas no levantamento. O estudo da situação das assessorias tornou mais clara a compreensão a respeito do seu funcionamento e das suas principais dificuldades, que se concentram, dentre outras, em intermediar o relacionamento dos magistrados ou dirigentes com a imprensa e em adaptar para a linguagem jornalística a terminologia jurídica.
*A abertura do evento, às 9h, será feita pelo presidente do CJF, ministro Raphael de Barros Monteiro Filho e pelo coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Fernando Gonçalves, seguida de um café da manhã de boas-vindas. Em seguida, haverá uma mesa de debates sobre o tema "Relacionamento entre Judiciário e Imprensa - o papel do assessor de comunicação". Participam da mesa, de um lado, o ministro João Otávio de Noronha, do STJ, o presidente da Ajufe, juiz federal Walter Nunes, e o juiz federal Alexandre Miguel, membro da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais. Como representantes da imprensa participam os jornalistas que atuam na cobertura do Judiciário Luiz Orlando Carneiro, do Jornal do Brasil, Fernando Teixeira, do Jornal Valor Econômico, e Giselle Souza, do Jornal do Commercio (RJ).
*PROGRAMAÇÃO:
*SEGUNDA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2007
*8h30/9h - Recepção e entrega de material aos participantes
*9h/9h30- Abertura
*Ministro Raphael de Barros Monteiro Filho - Presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal
*Ministro Fernando Gonçalves - Coordenador-Geral da Justiça Federal e Diretor do Centro de Estudos Judiciários
*9h30/10h - Café da manhã
* 10h/12h - MESA DE DEBATES
*"O relacionamento entre o Judiciário e a imprensa - o papel do assessor de comunicação"
*Mediadora: Miriam Moura - Coordenadora de Comunicação Impressa da Assessoria de Comunicação Social do Conselho da Justiça Federal (DF)
*Ministro João Otávio de Noronha - Superior Tribunal de Justiça
*Juiz Federal Walter Nunes - Presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil - Ajufe (DF)
*Juiz Federal Alexandre Miguel - Membro da Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (Vitória - ES)
*Jornalista Luiz Orlando Carneiro - Colunista do Jornal do Brasil (DF)
*Jornalista Fernando Teixeira - Repórter do Caderno de Legislação e Tributos do Jornal Valor Econômico (DF)
*Jornalista Giselle Souza - Colunista do Caderno Direito e Justiça do Jornal do Commercio (Rio de Janeiro - RJ)
*O debate será aberto a perguntas dos convidados presentes
*12h00/14h - Intervalo para almoço
*14h00/18h00 - Workshop: Media Training para Assessores de Imprensa
*Instrutora: Olga Curado - especialista em media training (São Paulo - SP)
*TERÇA-FEIRA, 27 DE FEVEREIRO DE 2007
*9h/10h30 - Visita guiada à produção dos programas Via Legal e Rádio Cidadania Judiciária e à Assessoria de Comunicação do Superior Tribunal de Justiça
*10h30/12h - Visita guiada à TV Justiça/Supremo Tribunal Federal
* 12h/14h - Intervalo para almoço
*14h/18h - Workshop: A utilização da linguagem jurídica na produção de releases
*Instrutor: Dad Squarisi - Jornalista e Mestre em Linguística (Brasília - DF)