* Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia promoverá em sua sede, em Porto Velho, capital do Estado, uma programação especial. Chegam a Rondônia as campanhas de Interiorização da AMB e pela Simplificação da Linguagem Jurídica. Também haverá a realização da reunião dos presidentes de associações de magistrados das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.
* No dia 6, a partir das 15 horas, acontecerá a Campanha de Interiorização da AMB, criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB para aproximar a entidade dos magistrados que atuam nos Estados mais distantes. Os magistrados poderão debater, fazer sugestões e críticas que forneçam elementos para a reavaliação da entidade e ainda concorrerão a um pacote de viagem individual sorteado pela AMB, com destino a Brasília e que inclui: passagens aéreas, hospedagem e visitas à sede da AMB, ao Congresso Nacional e aos Tribunais Superiores. O programa já foi levado para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e chegará ainda ao Sudeste e Sul.
*No mesmo dia, às 19h30min será lançada a Campanha pela Simplificação da Linguagem Jurídica, aberta a operadores do direito (juízes, promotores, advogados, estudantes, etc) e pessoas ligadas ao jornalismo, tendo a participação do presidente e do assessor da presidência da AMB, Rodrigo Collaço e Roberto Siegmann, respectivamente. A simplificação da Linguagem Jurídicia é uma iniciativa da AMB que tem por objetivo sensibilizar quanto à importância do uso de um vocabulário mais simples, direto e objetivo para aproximar a sociedade da Justiça brasileira e da prestação jurisdicional.
* Hélide Maria dos Santos Campos, ministrará uma palestra sobre a simplificação da linguagem jurídica. A palestrante é mestra em Comunicação Social, doutoranda em Filologia pela USP e autora do livro Catedral Eletrônica. Professora de Linguagem Jurídica, Lingüística e Comunicação nas Universidades Paulista (Unip) e Uirapuru Superior, ambas em Sorocaba (SP), Hélide é autora de celebrada tese de doutorado sobre a necessidade de clareza na comunicação entre operadores da Justiça e cidadãos.
* A programação terá andamento no dia 7 de novembro com a reunião dos presidentes de associações estaduais de magistrados das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, quando serão discutidos assuntos de interesse da magistratura e o futuro do judiciário. Confirmaram presença, Rolemberg Costa, presidente da AMAB (Bahia) e vice presidente da AMB, Airton Mozart Pires, presidente da Amepe (Pernambuco) e vice presidente da AMB, Marcelo Câmara Raslan, presidente da Amamsul (Mato Grosso do Sul), Maria Isabel da Silva, presidente da Amagis-DF (Distrito Federal), Marcelo Augusto Costa Campos, presidente da Amase (Sergipe), Marcos Coelho de Salles, presidente da AMPB (Paraíba), Antonio Augusto Martins Neto, presidente da AMARR (Roraima) e vice presidente da AMB, Paulo Zacarias da Silva, presidente da Almagis (Alagoas), Wilson da Silva Dias, presidente da ASMEGO (Goiás), Elcio Sabo Mendes Júnior, presidente da ASMAC (Acre), Paulo Tarso Pires Nogueira, presidente da ACM (Santa Catarina) e Luiz Alberto de Aguiar Albuquerque, presidente da AMAZON (Amazonas).