Sedam esclarece sobre período do defeso

Sedam esclarece sobre período do defeso

Sedam esclarece sobre período do defeso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental –Sedam - informou ontem (31) que a Instrução Normativa nº 43 de 18 de outubro de 2005, que estabelece normas para o período de proteção a reprodução natural dos peixes (período do defeso), permanece em vigor. *A Instrução Normativa foi elaborada no ano de 2005, para o triênio 2005 a 2007, através da Câmara Técnica de Ordenamento Pesqueiro do Estado de Rondônia, criada pela SEDAM, tendo como membros o Ibama, Batalhão de Polícia Ambiental, SEAP, Seapes, Emater, Delegacia Ambiental, Idaron, Federação dos Pescadores de Rondônia (FEPERO) e Colônias de Pescadores. *Conforme o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, pela primeira vez os pescadores profissionais têm a oportunidade de opinarem juntamente com os órgãos ambientais na elaboração de um documento que normatiza o defeso. *O período do defeso que compreende entre 15 de novembro a 15 de março, terá como espécies proibidas para a Bacia do rio Madeira, a pescada, o surubim, caparari, pirapitinga, jatuarana e as espécies dourada e filhote, só poderão ser capturadas com tamanho superior a 65cm. *Na Bacia dos Rios Guaporé/Mamoré, fica liberada a captura das espécies piranha, piau, pirara, traira, cubiu, branquinha, bodo, pacu, jaú, acará e a espécie filhote só poderá ser capturada com o tamanho superior a 65cm. *Quanto aos trechos proibidos para pesca na bacia dos rios Guaporé/Mamoré, será da boca do rio Mamoré até a divisa do Estado do Mato Grosso com Rondônia, com exceção de sua calha. No rio Pacaás Novos, será entre a localidade Poção, até 200 metros a jusante da calha do Rio Mamoré. *Na bacia do Rio Madeira, com exceção de sua calha, fica proibida a pesca no trecho entre a divisa do Estado do Amazonas com Rondônia até a boca do Rio Mamoré e no Rio Machado o trecho entre a Cachoeira 12 de Novembro e a boca do Rio Madeira. Nesse período, com o intenso trabalho de fiscalização da SEDAM, houve um baixo impacto de pressão de pesca nos rios do Estado, tendo como resultado o aumento da reprodução natural dos peixes. * Os pescadores profissionais, artesanais e amadores, poderão exercer a pesca com restrições, ou seja, devendo respeitar os tamanhos mínimos de captura estabelecidos em normatizações específicas, assim como utilizar linha de mão ou vara, linha e anzol.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS